Home / Adriana Machado assume vice-presidência da Abap

Adriana Machado assume vice-presidência da Abap

Fonte: Diário do Comércio

10 de abril de 2023

Indicação da publicitária é um marco para Minas Gerais, já que é a primeira vez que o Estado tem uma mulher na posição

Mesmo diante de profundas transformações, o mercado publicitário tem conseguido se reorganizar e reafirmar sua relevância no cenário nacional. Prova disso é que, enquanto o Brasil oscila no ranking das maiores economias mundiais, o País nunca saiu do top 3 da publicidade quando comparado com outras nações. O resultado é fruto de uma série de ações e esforços que culminaram em uma autorregulação que organiza o setor a partir de regras, ritos e atuações.

A avaliação é da co-fundadora da Tom Comunicação, Adriana Machado, que já há alguns anos integra a diretoria da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e vai ocupar uma das vice-presidências da entidade nacional no biênio 2023-2025. A indicação da publicitária é um marco para Minas Gerais que, pela primeira vez, tem uma mulher na posição.

Na mesma medida, também é inédita a eleição de uma mulher para a presidência. Marcia Esteves, sócia e CEO da Lew’Lara\TBWA, que assume o posto em junho, após o fim do mandato de Mário D’Andrea, que presidiu a entidade nos últimos anos.

Adriana Machado recorda sua trajetória até chegar à vice-presidência da Abap. “Eu sempre atuei na área de planejamento e estratégia no meio publicitário, fosse em agências ou como consultora. E nesse intuito de contribuir para que o setor cumprisse uma função estratégica junto aos clientes, em 2008 passei a integrar a Abap Minas Gerais, ocupando a presidência por dois mandatos, até chegar à nacional em 2021”, recorda.

Na Tom Comunicação ela lidera todo o planejamento a partir dos cargos de presidente e diretora de Inspiração e, como é pós-graduada e possui mestrado em marketing e gestão estratégica, paralelamente, leciona em cursos de publicidade.

Já sob a ótica institucional, há alguns anos integra o conselho de ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e, desde o ano passado, passou para o Conselho Superior, onde ocupa a presidência da Primeira Câmara do Conselho de Ética da instituição.

Adriana Machado também participa do conselho editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO. Criado em 2019 em vistas de consolidar a estratégia de construção coletiva do veículo, é composto por nomes de peso do mercado, com o objetivo de contribuir com pautas alinhadas ao propósito e posicionamento editorial do veículo e aos cenários político, social e econômico vigentes. Claudio de Moura Castro, Lindolfo Paoliello, Luiz Michalick, Mônica Cordeiro, Teodomiro Diniz e Guilherme Abreu também integram o grupo.

Para o sócio Vinicius Alzamora, funcionários e colaboradores da Tom Comunicação, o posto de vice-presidente da Abap Nacional confirma a publicitária como uma das gigantes do setor. “Ganha a publicidade brasileira com a visão de uma profissional à altura das questões que o segmento precisa enfrentar todos os dias”, resumem.

Neste sentido, a profissional defende um trabalho de conscientização de todo o mercado, incluindo anunciantes e empresas, de forma a manter viva a relevância da publicidade, a utilizando não apenas como ferramenta de negócio, mas de auxílio em momentos de dificuldade.

“Empresas fazem publicidade porque precisam, não porque querem. Mas queremos que ela seja utilizada para além. Estudos mostram que marcas fortes passam melhor por períodos de crise, porque conseguem fazer entender a percepção de valor do produto ou serviço. E o que a gente precisa e gostaria de ver para conseguir contribuir ainda mais para o setor é uma conscientização das empresas anunciantes de que elas podem contar com a publicidade em todos esses momentos”, conclui.

Confira matéria no Diário do Comércio

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

ABMRA Talks: Os desafios da publicidade num mundo cada vez mais ágil, dinâmico e digitalizado
A 1ª edição do ABMRA Talks, programa de debates promovido pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, para discutir os grandes temas da sociedade que impactam o agronegócio sob diferentes pontos de vista, contou com a participação de Alexandre Gibotti, diretor executivo da Associação Brasileira de Agências de Publicidade e de Tiago Lara, gerente […]
Publicidade digital é a maior despesa das PMEs no Brasil
Um levantamento realizado pela Tribal revelou a publicidade digital foi o maior gasto em comum nas transações realizadas com cartões corporativos de pequenas e médias empresas (PMEs) na América Latina, entre o primeiro semestre de 2021 e o final do primeiro semestre de 2022. Segundo a pesquisa que analisou 2.500 empresas da região, os gastos […]

Receba a newsletter no seu e-mail