Home / Adiado debate sobre ações de big techs contra PL das Fake News

Adiado debate sobre ações de big techs contra PL das Fake News

Fonte: Agência Câmara de Notícias

14 de junho de 2023

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados adiou para o dia 12 de julho a audiência pública que realizaria nesta quarta-feira (14) para discutir “a manipulação de informações das big techs contra o PL das Fake News”.

O deputado Ivan Valente (Psol-SP), que pediu o debate, afirma que, no início de abril, o Google lançou campanha publicitária contra o projeto (PL 2630/20).

“Na véspera da anunciada votação do PL 2630, as ações se intensificaram. Google, Meta, Twitter e Spotify atuaram com forte abuso de poder econômico e desinformação para influenciar a opinião pública e os parlamentares contra o referido projeto de lei”, disse.

Ele lembra que a ferramenta de busca do Google manteve link para texto assinado pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, com o posicionamento da empresa sobre o PL, baseado em informações inconsistentes.

Confira matéria na Agência Câmara de Notícias

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

O neocolonialismo digital
É necessário impor responsabilidades às empresas e exigir regras de transparência. Mario D'andrea, presidente da Abap, faz uma analogia entre o uso de dados pelas big techs e o neocolonialismo, processo de dominação política e econômica: “Para ampliar cada vez mais esse negócio, as empresas de tecnologia se utilizam de regras e ideologias próprias - assim como no colonialismo histórico. Ninguém sabe exatamente o que acontece dentro das plataformas, ninguém as regula".
Pesquisa indica preferências de consumo em favelas
Pesquisa Persona Favela, realizada pela Outdoor Social Inteligência, indica que estudantes com ensino superior em comunidades do G10 consomem R$ 9,9 bilhões por ano.

Receba a newsletter no seu e-mail