Home / ABAP se une às maiores entidades da ciência e medicina para lançar campanha “Vacina Salva”

ABAP se une às maiores entidades da ciência e medicina para lançar campanha “Vacina Salva”

Fonte: ABAP

8 de junho de 2021

A ABAP juntamente com a Academia Brasileira de Ciências, a Academia Nacional de Medicina, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência lançaram na quinta-feira, 4 de março, a campanha “Vacina Salva”, pela valorização da ciência e suas conquistas ao longo da história e em defesa da vacina em massa para vencer a pandemia. 

“Neste momento, em que novas variantes da covid aparecem, as vacinas escasseiam e aumenta o número diário de infectados e mortes, a resposta solidária é o caminho para o controle da pandemia e a segurança da população. ‘O cada um por si’ deve ser substituído pelo ‘cada um por todos’. A covid-19 e suas variantes serão vencidas com o uso de máscaras, o distanciamento social e a vacinação em massa”, destaca o presidente da ABC, Luiz Davidovich.

A desconfiança por parte da população em relação aos imunizantes motivou a iniciativa, que visa principalmente combater a falta de conhecimento, teorias falsas e fake news sobre o funcionamento e a eficácia das vacinas. O legado histórico da ciência para a humanidade e sua trajetória vitoriosa no descobrimento de vacinas que venceram epidemias anteriores são o foco da campanha.

“A ABAP, como uma das entidades mais importantes da comunicação brasileira, tem como missão fundamental combater as fakes news”, comenta Mario D’Andrea, presidente nacional da entidade. “Quando fomos procurados pelas grandes entidades de ciência e medicina do país, atendemos prontamente. Fica claro para nós que a falta de informação da população é a maior doença da sociedade moderna. Só com campanhas sérias e esclarecedoras poderemos combater a pandemia e outros males que hoje enfrentamos”, completa D’Andrea. 

Frame do filme da campanha “Vacina Salva”

É a vacina que “fala” sobre sua trajetória e destaca que existe há 200 anos para salvar vidas. No filme, a protagonista ainda diz que muitas pessoas não sabem como a ciência funciona, mas que ela existe para deixar as vidas melhores. Poliomielite, febre amarela e meningite são algumas das doenças citadas nas campanhas que foram combatidas e vencidas com a vacinação em massa. O vídeo termina com a mensagem: “Não dê ouvidos para quem não entende a ciência e tem memória curta. Conte comigo!”.

O lançamento oficial da campanha aconteceu durante sessão virtual da Academia Nacional de Medicina, que contou com a presença de presidentes e representantes de entidades e empresas como Fundação Lemann, Itaú Unibanco, Fiocruz e Instituto Butantan.

A campanha será veiculada na internet, TVs e rádios de todo país. O enxoval publicitário conta com um filme de 1 minuto, spots de rádio e placas de rua (OOH).  A criação é de Mario D’Andrea e contou com apoio pro Bono de vários profissionais da agência DPZ&T e da produtora S de Samba.

Confira e compartilhe o filme da campanha disponível no canal da ABAP no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gib-6Idd6rI

No Facebook, também foi criado o tema #VacinaSalva para fotos de perfil. 

Ficha técnica

Título: Vacina Salva

Criação: Mario D’Andrea

Produção RTV: Ducha Lopes e Adriana Marinho / DPZT

Montagem: Marcelo Fubah / Flux

Finalização: Bruno Ferrari / xMIco-Royal Motion Experience

Áudio (Trilha e spots):

Produtora: S de Samba

Direção: Wilson Simoninha e Jair Oliveira

Produção: Pedro Caldas e Diego Guimarães

Locução: Drica Pavan

Finalização: Antonio Arruda e Flavio Godim

Atendimento: Adriana Samara

Banco de imagens: Shutter, Getty, Agência Brasil/EBC e Arquivo FioCruz

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Brasil soma 38 nomes no El Ojo de Iberoamérica 2021
A 24ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica vai contar com 38 profissionais brasileiros no Júri das premiações. O evento vai acontecer do dia 23 a 25 de novembro e os últimos nomes que vão compor o Júri das premiações El Ojo Sports, Film, Tercer Ojo, Inovação, Melhor Ideia Latina Para o Mundo, […]
IPG Mediabrands apresenta princípios de responsabilidade da mídia para melhorar segurança e responsabilidade da marca na publicidade (em inglês)
A IPG Mediabrands relacionou 10 princípios de segurança e responsabilidade da marca que envolvem a busca por mídias que promovam o respeito, a representatividade, a proteção, a transparência e que não contribuam com conteúdos relacionados a discursos de ódio e desinformação. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail