Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected] Idioma:
PT-BR
Idioma:
ESP
Idioma:
ENG
31 de julho de 2025
Em clima de muita descontração, a diretora executiva da ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário, Mariana Panhoni, comandou mais uma edição do ABAP No Ar neste dia 30 de julho de 2025. Americo Neto (ViaMídia), Adriana Machado (Tom Comunicação), diretores nacionais da Associação, participaram da edição especial do webinar, que teve como tema ‘Experiências e insights por quem esteve em Cannes 2025’. Durante o encontro, eles compartilharam suas vivências no Festival. Fernanda Benamor, presidente ABAP-AL e CEO da Duck Comunicação, por conta de um imprevisto, não pôde estar no webinar.
Tanto Mariana quanto Americo participaram pela primeira vez do Festival Internacional Cannes Lions. Para Americo, a infraestrutura, nível de excelência dos palestrantes e as ativações das marcas o deixaram impressionado.
“Apesar de ter me informado muito, inclusive com a Adriana, que já havia estado no festival, é muito além do que eu imaginava. É muita coisa boa. E olha que sou disciplinado, mas voltei com a sensação de que eu tinha que ter visto mais coisa. Usando uma expressão da Adriana para falar dos palestrantes, eles não são palestrantes. São protagonistas! Presenciei muita informação boa e de qualidade, que passei a usá-las em minhas apresentações”, disse Américo, elogiando a quantidade de jovens presentes graças ao Cannes Young Lions.
Adriana, que já participou do festival duas vezes, ressaltou o quanto o evento vem evoluindo assim como a experiência dos profissionais.
“O festival era, na essência, de criatividade publicitária. Mas, naturalmente, está migrando da ideia publicitária para a criatividade em ação e o seu impacto. E ficou muito claro o quanto Cannes acontece antes dele acontecer, ou seja, sua preparação já visa mostrar tendências, como as ativações feitas para cada tipo de público.”
Para Mariana, Cannes é “uma autêntica imersão no mundo da publicidade durante uma semana”. Ela discorreu com os convidados sobre o tema da vez: inteligência artificial, e tomou como ponto de partida a palestra do vice-presidente de marketing da Apple, Tor Myhren sobre o impacto da IA no setor criativo. “O brilho está no humano e se você usa bem a IA você torna a sua capacidade de ser humano maior. Caminharmos juntos”, disse, destacando que Myhren deu muita importância ao homem e às narrativas emocionais.
Americo e Adriana também seguem este entendimento. A executiva da Tom Comunicação acrescentou:
“A criatividade é crucial. E não digo para o futuro, mas para o nosso presente. E ela cabe a nós, humanos. No fundo, vivemos em um mundo cheio de cautelas. E nesse mundo de cautelas, se não entendermos bem quais riscos podemos ou devemos tomar, tudo se torna mediano. Então, competir com a inteligência artificial em um cenário mediano é perigoso para os profissionais. Porque, talvez, a IA faça isso melhor do que nós”, alertou.
Americo citou uma palestra sobre influencers e destacou as tendências apresentadas. Ele destacou que uma marca deve estar em primeiro plano logo no início de uma peça (em redes sociais). Ele citou Cannes como uma referência para novidades e tendências: “Quando investimos o dinheiro para estar em Cannes é isso: trazer informações para aplicar nos negócios”, contou.
A ABAP marcou presença no festival deste ano com uma série de ações promovidas com a Globo e o patrocínio das agências associadas AlmapBBDO, Lew’Lara\TBWA, Calia e Suba. Uma delas foi um café da manhã exclusivo para convidados no terraço do Lounge da Globo, no Country Pavillion, no dia 18 de junho.
Acompanhe no nosso Instagram e no LinkedIn a data e o tema do próximo ABAP No Ar.
Sua agência não é associada à ABAP? Clique aqui para se juntar à ABAP, fortalecer nosso ecossistema com muita criatividade e ter acesso a importantes benefícios para seu negócio.E aproveite para assinar a nossa Newsletter semanal, a Conexão ABAP! Basta acessar clicando aqui.
Compartilhar
A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.
Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.
Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected]