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ABAP No Ar apresenta a pesquisa ‘Por Dentro das Agências’

Fonte: Redação ABAP, com texto de Lina Marques, Simbiose Conteúdo

11 de junho de 2025

Nesta segunda-feira, dia 09 de junho de 2025, a ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário promoveu mais uma edição do webinar ABAP No Ar. Dessa vez, o tema foi a pesquisa ‘Por dentro das Agências’, realizada pela Deloitte a pedido da ABAP. 

O estudo, que levou em consideração o período entre 2010 e 2023, traz dados inéditos sobre como as agências vêm se reinventando diante das mudanças do mercado, do comportamento do consumidor e dos avanços tecnológicos.

Diretora executiva da ABAP, Mariana Panhoni, conduziu o webinar, que teve como convidados Fabia Juliaz, CEO da Marketdata e Chief Data & Knowledge Officer da rede VMLY&R para a América Latina, Conselheira ABAP e membro do NQT do CENP – Núcleo de Qualificação Técnica, e Giovanni Cordeiro, economista chefe e Diretor da área de Research da Deloitte. Antes de passar a palavra aos especialistas, Mariana explicou o que motivou a realização da pesquisa ‘Por dentro das Agências’.

Por dentro das agências

“A pesquisa nasceu de uma inquietação legítima da ABAP por conta das mudanças estruturais importantes no mercado publicitário, entendendo que as agências estão na linha de frente dessa transformação, enfrentando desafios que muitas vezes não são percebidos. Temos um estudo de qualidade e útil, que é um retrato do presente e uma ferramenta para o futuro”.

Giovanni Cordeiro começou a apresentação sobre a pesquisa mostrando uma linha do tempo. Ele contextualizou o cenário de transformação digital e boom tecnológico – internet, celulares, redes sociais – destacando que essas mudanças impactam diretamente os modelos de negócios. Segundo Giovanni, o objetivo do estudo não é abordar a saúde financeira das agências e sim as transformações ocorridas nos últimos anos.

“A Deloitte vem mensurando o impacto da era digital em vários setores para entendê-lo, promover provocações e proporcionar um desenvolvimento saudável. É uma jornada de transformação. As agências tiveram que investir em novas ferramentas e em profissionais”, disse. 

O estudo comprova que 16 novas áreas precisaram ser criadas para acompanhar o impacto da inteligência artificial e as consequentes demandas do mercado. Um dos trechos da pesquisa ‘Por dentro das Agências’ mostra que 88% das agências participantes atuam em formato full service – quando o portfolio da agência conta com um conjunto de serviços de marketing e comunicação, atuando em planejamento, criação de anúncios, gestão de mídia, marketing digital, design, branding e relações públicas.

Para Fábia Juliasz, esse é o destaque da pesquisa. Ela define a descoberta com uma sofisticação das agências, uma necessidade de adaptação às mudanças, como a chegada da inteligência artificial generativa:

“A gente [agências] entende inteligência artificial hoje como um grande parceiro. Nós participamos da formação da internet no país, depois do comércio eletrônico, das redes sociais… Acho que a inteligência artificial generativa é um pulo quântico. Para sermos relevantes, temos que ter mais conhecimento. Então, estamos falando de substituir tempo gasto em coisas repetitivas para agregar tempo em coisas que são mais construtivas e estratégicas. Só que no meio desse caminho tem investimento da nossa parte”, disse.

Outro destaque é a média anual de crescimento dos gastos das empresas participantes, que foi de 6,5%, e das receitas, 5,2%, ao longo dos anos estudados (2010-2023). Segundo Giovanni, estes dados refletem as transformações do ecossistema, que resultam em gastos com pessoas e tecnologia: “Não é só qualificar, trazer novas pessoas, mas é preciso estar sempre atento às transformações, às tendências.”

Outros dados:

  • Participação dos gastos com pessoas em relação à receita total das empresas: 36,1% em 2010 e 45,9% em 2023;
  • Receitas cresceram 5,2% ao ano e o orçamento com pessoas cresceu 6,9% entre 2010 e 2023.
  • Resultado líquido (média) de 14,6% em 2010 e 5,66% em 2023
  • Resultado bruto (média) de 24% em 2010 e  14,5% em 2023

Veja mais dados da pesquisa clicando aqui.

O ABAP No Ar é uma criação da ABAP para trazer às agências, às associadas e a todo o mercado informação de qualidade. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, sejam associados ou não.

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Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.