Home / ABAP e Africa são painelistas no evento Afro Presença do Ministério Público do Trabalho

ABAP e Africa são painelistas no evento Afro Presença do Ministério Público do Trabalho

Fonte: GQ

8 de setembro de 2021

Programação que vai até o dia 10/9 tem aulas, oficinas, talk shows e painéis dinâmicos sobre inclusão de pretos no mercado de trabalho

De acordo com levantamentos do Ministério Público do Trabalho, pessoas pretas ocupam apenas 4,7% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do país. O dado, comparado ao recorte da população brasileira, onde 56% dos indivíduos são negros, mostra como a desigualdade racial ainda é um impasse a ser superado no mercado nacional.

De olho na urgência em combater tal realidade, o MPT-SP, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), criou o congresso Afro Presença, cuja segunda edição começa nesta quarta-feira (8/9). Após destrinchar o tema “Equidade é prioridade” em sua estreia, o evento retorna à internet com o mote “Derrube muros abrindo portas”, que incentiva uma maior inclusão de universitários pretos nas engrenagens da economia.

De hoje a sexta-feira (10/9), os interessados na agenda racial da ação podem se inscrever nas mais de 50 aulas, oficinas, talk shows e painéis do Afro Presença 2021 por meio do site www.afropresenca.com.br. Para participar, basta preencher um formulário. Entre as atrações deste ano, estão a CEO da Globo Condé Nast, Paula Mageste; a vereadora Erika Hilton; e a jornalista e apresentadora Luciana Barreto.

O crítico de TV Maurício Stycer; a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz; o escritor, cartunista e ativista Maurício Pestana; a produtora e atriz Maria Gal; a apresentadora e ex-atleta olímpica Lica Oliveira; o ex-atleta Zequinha Barbosa; o ator Val Perré; e o antropólogo Kabengele Munanga também são destaques no cronograma. 

Neste ano, o projeto do MPT-SP reserva, ainda, dinâmicas de interação com público, debates, oportunidades de emprego e shows de encerramento ao fim de cada dia. Além do grupo Olodum, a edição 2021 contará com apresentações de atos que endossam a luta pela inclusão, como o espetáculo teatral Solano – Vento Forte Africano.

Confira a matéria no GQ.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Reunião virtual da 6ª Câmara
O Conselho de Ética do Conar promoveu reunião da manhã de hoje, por meios virtuais, da sua 6ª Câmara. Confira os resultados: Representação Nº 076/22, “FWA Camas Box & Sofás – Sofá retrátil reclinável”. Resultado: sustação por maioria de votos, agravada por advertência ao anunciante, por unanimidade. Representação Nº 087/22, “Barion Indústria e Comércio de […]
Os desafios do uso de dados nos serviços de delivery
Em 2021, a comida por delivery e as compras de supermercado pela internet foram as categorias com maior crescimento no número de consumidores no comércio eletrônico, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Os dados apontam que, a primeira foi de 30,40% em 2019 para 54,80% e […]

Receba a newsletter no seu e-mail