Home / ABAP e Africa são painelistas no evento Afro Presença do Ministério Público do Trabalho

ABAP e Africa são painelistas no evento Afro Presença do Ministério Público do Trabalho

Fonte: GQ

8 de setembro de 2021

Programação que vai até o dia 10/9 tem aulas, oficinas, talk shows e painéis dinâmicos sobre inclusão de pretos no mercado de trabalho

De acordo com levantamentos do Ministério Público do Trabalho, pessoas pretas ocupam apenas 4,7% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do país. O dado, comparado ao recorte da população brasileira, onde 56% dos indivíduos são negros, mostra como a desigualdade racial ainda é um impasse a ser superado no mercado nacional.

De olho na urgência em combater tal realidade, o MPT-SP, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), criou o congresso Afro Presença, cuja segunda edição começa nesta quarta-feira (8/9). Após destrinchar o tema “Equidade é prioridade” em sua estreia, o evento retorna à internet com o mote “Derrube muros abrindo portas”, que incentiva uma maior inclusão de universitários pretos nas engrenagens da economia.

De hoje a sexta-feira (10/9), os interessados na agenda racial da ação podem se inscrever nas mais de 50 aulas, oficinas, talk shows e painéis do Afro Presença 2021 por meio do site www.afropresenca.com.br. Para participar, basta preencher um formulário. Entre as atrações deste ano, estão a CEO da Globo Condé Nast, Paula Mageste; a vereadora Erika Hilton; e a jornalista e apresentadora Luciana Barreto.

O crítico de TV Maurício Stycer; a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz; o escritor, cartunista e ativista Maurício Pestana; a produtora e atriz Maria Gal; a apresentadora e ex-atleta olímpica Lica Oliveira; o ex-atleta Zequinha Barbosa; o ator Val Perré; e o antropólogo Kabengele Munanga também são destaques no cronograma. 

Neste ano, o projeto do MPT-SP reserva, ainda, dinâmicas de interação com público, debates, oportunidades de emprego e shows de encerramento ao fim de cada dia. Além do grupo Olodum, a edição 2021 contará com apresentações de atos que endossam a luta pela inclusão, como o espetáculo teatral Solano – Vento Forte Africano.

Confira a matéria no GQ.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Black Talents Matter
Publicitários pretos se unem contra crime racial online e lançam petição após comentário criminoso na tentativa de, entre outras agressões, tirar a legitimidade de um programa de contratação de pessoas pretas gerido por uma agência, em São PauloLeia Mais
Debate sobre artigo de projeto de fake news tem exercício de futurologia
Artigo do jurista Ricardo Campos, diretor do Instituto LGPD e consultor na elaboração do PL das fake news, aborda a polêmica em torno do item da proposta que trata da guarda de registros de encaminhamento em massa para serviços de mensageria privada. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail