Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected] Idioma:
PT-BR
Idioma:
ESP
Idioma:
ENG
5 de fevereiro de 2026
A ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário fechou 2025 com crescimento de 108% no número de agências associadas, em relação ao início da primeira gestão de Marcia Esteves à frente da instituição, em 2023. O crescimento representa não apenas um aumento da base de associadas, mas um impulso para a representatividade do setor, com destaque para a regionalização, metas que a ABAP vem perseguindo nos últimos anos.
O resultado foi apresentado nesta terça-feira, 3 de fevereiro, durante um encontro para contar às associadas os resultados de 2025 e os planos da Associação para 2026.
“Vivemos um momento de profundas transformações no mercado, e a entidade precisa liderar debates estruturantes, como a inteligência artificial, sempre com base em escuta ativa, dados e visão de longo prazo, para gerar valor real às associadas e fortalecer o setor”, afirmou Marcia Esteves para uma plateia que reuniu gigantes do mercado publicitário brasileiro..
A associação encerrou o ano com 249 associadas, distribuídas por diferentes cidades e estados brasileiros, incluindo São Paulo e as 11 regionais da ABAP, refletindo a capilaridade e a diversidade do ecossistema publicitário no país. Esse movimento reforça o papel estratégico das regionais na ampliação do diálogo, na disseminação de conhecimento e na construção de uma atuação cada vez mais conectada às diferentes realidades do mercado brasileiro.
“São realidades bastante distintas. E eu acho que a gente, em São Paulo, tem perdido muito ao não conhecer o Brasil”, afirmou a presidente. “As nossas regionais têm atuado muito fortemente para disseminar informação e conteúdo. Passando pela fidelização, a gente quer transformar a ABAP não apenas em uma associação, mas também em uma experiência contínua de geração de valor e as regionais fazem parte deste movimento”.
A diretora executiva da ABAP, Mariana Panhoni, também comemorou os resultados da Associação em 2025: “Começamos este ciclo com mais estrutura, parceiros e um período de muita troca. Para 2026, a palavra-chave é foco. Por isso, definimos objetivos estratégicos claros, ouvindo associadas e parceiros, para garantir crescimento, fortalecimento institucional e presença em todo o Brasil.”
Eventos e campanhas importantes e representativas para o segmento
Marcia Esteves frisou que o ano passado – o primeiro de sua segunda gestão seguida frente à ABAP – concretizou a importância da realização de eventos próprios da entidade. Em um calendário planejado, a série de webinars ABAP no Ar consolidou-se como um modelo vitorioso, como ressaltou, citando o encontro sobre Inteligência Artificial, que atraiu quase 400 pessoas. Também houve a realização da primeira edição do ABAP 360. Além disso, a executiva destacou a presença da ABAP em importantes eventos do mercado, como ocorreu durante o Festival Internacional de Cannes, com apoio estratégico da Globo.
Outras iniciativas que visam proporcionar diretrizes ao segmento foram destacadas, como a pesquisa ‘Por dentro das Agências’, realizada pela Deloitte a pedido da ABAP, o Guia de Licitações, em parceria com Sinapro/Fenapro, Código de Conduta para Inscrição de Agências em Premiações e o Código de Ética das Agências Associadas ABAP.
Para 2026, a estratégia é continuar ampliando as frentes de atuação
Para este ano, a ABAP pretende seguir com projetos importantes iniciados em 2025, como o Programa ABAP de IA, que reúne guia e curso de capacitação em IA específicos para agências de publicidade. As iniciativas foram lançadas em janeiro deste ano e já estão disponíveis, exclusivamente, para as agências associadas à ABAP.
Para o Consultor Estratégico da ABAP, Pyr Marcondes, também presente no encontro, a inteligência artificial não é uma tendência e sim uma realidade que já impacta o negócio das agências.
“O desafio não é resistir à IA, mas entender como usá-la de forma estratégica, ética e competitiva. A ABAP tem um papel fundamental ao ajudar o mercado a navegar neste novo cenário, provocando reflexões, organizando o debate e apontando caminhos.”
Outro projeto que vai seguir adiante é o Banco de Talentos, que visa democratizar o acesso ao mercado de trabalho de jovens talentos em situação social e econômica menos favoráveis.
“Criamos um projeto para que a gente possa ter um banco de talentos diverso e contratar pessoas que não conseguem chegar nas agências”, explicou Marcia. “É um processo de médio a longo prazo, a gente não vai transformar (o mercado) do dia para a noite, mas é uma transformação que eu acho que é nosso dever”.
No pilar de Advocacy, a voz da ABAP perante o mercado, o governo e a sociedade segue proativa e estratégica, defendemos os interesses das agências e do setor, influenciando políticas e regulamentações para garantir um ambiente de negócios favorável e ético. Temas como reforma tributária, licitações públicas, e códigos de ética e conduta estão na pauta da entidade.
Escuta e diálogo com as regionais ABAP
Com o compromisso de fomentar ações integradas com as 11 ABAPs Regionais, fortalecendo a representatividade nacional e a atuação local da entidade, um encontro com os presidentes e diretores dos capítulos e a presidente Marcia Esteves foi realizado também como parte da programação de kick off de 2026.
Aproveite para assinar a nossa newsletter semanal, a Conexão ABAP! Acesse aqui.
Compartilhar
A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.
Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.
Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected]