Home / Intenção de consumo das famílias sobe 1,2% em fevereiro ante janeiro

Intenção de consumo das famílias sobe 1,2% em fevereiro ante janeiro

Fonte: Correio Braziliense

16 de fevereiro de 2017

Os brasileiros ficaram mais propensos às compras em fevereiro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou 77,1 pontos, o que corresponde a um aumento de 1,2% em relação a janeiro.

No entanto, o resultado permanece abaixo dos 100 pontos, o que indica uma percepção de insatisfação com as condições correntes. O indicador está 2,1% abaixo do patamar registrado em fevereiro de 2016.

Segundo a CNC, o custo elevado do crédito, o alto desemprego e a queda da renda ainda impedem resultados melhores da pesquisa. Mas os cortes recentes na taxa básica de juros aliados ao processo de redução da inflação devem promover um maior incentivo à recuperação do comércio e à confiança do consumidor

“Mas é válido ressaltar que o ritmo de melhora das vendas e da atividade do setor ainda vai depender da velocidade de redução do endividamento das famílias, das empresas e da retomada do mercado de trabalho”, ponderou Juliana Serapio, assessora econômica da CNC, em nota oficial.

Em fevereiro, os dois componentes ligados ao emprego registraram pontuação acima da zona da indiferença. A avaliação sobre o Emprego Atual atingiu 106,4 pontos, alta de 0,7% em relação a janeiro e elevação de 0,1% na comparação com fevereiro de 2016. Já a Perspectiva Profissional atingiu 101,8 pontos, aumento de 1,9% ante janeiro, mas 1,4% menor do que em fevereiro do ano passado.

O porcentual de famílias que se sentem mais seguras em relação ao emprego atual subiu para 31,5% em fevereiro, ante 31,3% em janeiro.

Por outro lado, o subitem Nível de Consumo Atual teve a menor pontuação mensal, 52,3 pontos, queda de 0,4% ante janeiro e recuo de 6,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A maioria das famílias (60,6%) declarou estar com o nível de consumo menor do que no ano passado.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Marcas se manifestam sobre violência nos EUA
Ben & Jerry’s, Coca-Cola, Chevron e Seventh Generation são algumas das marcas que se posicionaram diante dos episódios de violência no Capitólio dos Estados Unidos e publicaram mensagens sobre união para recompor a economia norte-americana.Leia Mais
VoxComm: Entidades de publicidade de 11 países intensificam campanha contra prazos de pagamento ampliados
Movimento global de associações de agências de publicidade questiona prazos de pagamento. “A extensão das condições de pagamento é um jogo de soma zero, pois não cria e nem agrega valor ao produto final”, diz Marla Kaplowitz, presidente e CEO da 4A’s. “Nossa atividade é baseada em pessoas, o maior custo de uma agência, que, às […]

Receba a newsletter no seu e-mail