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Como a transformação digital impacta as agências de publicidade?

Fonte: ABAP

26 de maio de 2025

A pedido da ABAP, a consultoria Deloitte preparou o estudo Por Dentro das Agências. A pesquisa traz um panorama profundo das transformações pelas quais passaram as agências brasileiras de 2010 a 2023.

Banner pesquisa ABAP Deloitte transformação digital agências de publicidade

De lá para cá, observamos uma mudança significativa na atuação das agências, com a explosão dos dados, a influência dos criadores de conteúdo, o avanço das redes sociais e o uso da inteligência artificial, que redesenharam o mapa da comunicação.

card em fundo branco mostra pesquisa por dentro das agências áreas ganhas pela transformação digital nas agências de publicidade

Transformação digital cria16 novas frentes de atuação

Hoje, 88% das agências pesquisada atuam em modelo full service, oferecendo um mix cada vez mais integrado de criação, mídia, conteúdo, performance, e-commerce, dados e tecnologia. Ao todo, foram incorporadas 16 novas frentes de atuação em poucos anos – uma resposta direta à complexidade do novo consumidor e à fragmentação da comunicação.  

Esse salto na entrega vem acompanhado de custos crescentes: investimentos em pessoas, ferramentas e infraestrutura tecnológica aumentaram ano a ano. Para 100% das agências pesquisadas, a mudança nos meios e nos hábitos de consumo foi determinante para acentuadas transformações operacionais. Já 65% apontam impactos diretos na saúde financeira.

Card em fundo branco da pesquisa Abap Deloitte Por dentro das Agências
mostra impacto da transformação digital nas finanças das agências de publicidade

Digitalização gerou ainda mais trabalho nas agências

Enquanto as agências ampliaram sua atuação e investiram em novas competências, a rentabilidade não acompanhou o mesmo ritmo. No período pesquisado, o lucro líquido médio caiu de 14,6% para 5,66% – mesmo com o aumento dos serviços prestados, da equipe e dos investimentos em tecnologia e dados.

“O nosso mercado se transformou muito e as conversas foram sempre muito em torno das novas disciplinas e nos impactos para as marcas e a sociedade. E acabamos compartilhando muito pouco sobre o que acontecia dentro das agências para que pudéssemos incorporar essas mudanças. A digitalização, ao invés de trazer eficiência para dentro das agências, gerou mais trabalho, necessidade de mais profissionais e maior complexidade. E esse estudo foi feito para que possamos levar ao mercado, de forma transparente, essas transformações e implicações na rotina das agências, para que possamos buscar juntos soluções sustentáveis para todo o ecossistema”, afirma Marcia Esteves, presidente da ABAP.

Novos modelos de parceria, mais sustentáveis

Mais do que números, o estudo revela uma agência mais estratégica, transversal e adaptável. Mas deixa claro: o mercado precisa ajustar as engrenagens para garantir que construção de marca, criatividade, performance e novas tecnologias também sejam reconhecidas financeiramente.

A ABAP reforça seu compromisso com a valorização das agências e convida o mercado a construir novos modelos de parceria, mais sustentáveis, considerando as profundas transformações que as agências têm enfrentado, contribuindo para um ecossistema forte, diverso e economicamente viável.

Baixe aqui o estudo completo “Por Dentro das Agências” e conheça os desafios e estratégias adotadas pelas agências de publicidade brasileiras nessa complexa jornada de transformação no ecossistema de comunicação na última década.

Para apresentar os dados revelados pela pesquisa, a ABAP realizará um webinar no dia 9 de junho, às 9h30. Para participar, inscreva-se gratuitamente aqui.

Card em fundo preto e rosa pink convida para webinar pesquisa por dentro das agências sobre transformação digital nas agências de publicidade

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Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.