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26 de maio de 2025
A pedido da ABAP, a consultoria Deloitte preparou o estudo Por Dentro das Agências. A pesquisa traz um panorama profundo das transformações pelas quais passaram as agências brasileiras de 2010 a 2023.
De lá para cá, observamos uma mudança significativa na atuação das agências, com a explosão dos dados, a influência dos criadores de conteúdo, o avanço das redes sociais e o uso da inteligência artificial, que redesenharam o mapa da comunicação.
Hoje, 88% das agências pesquisada atuam em modelo full service, oferecendo um mix cada vez mais integrado de criação, mídia, conteúdo, performance, e-commerce, dados e tecnologia. Ao todo, foram incorporadas 16 novas frentes de atuação em poucos anos – uma resposta direta à complexidade do novo consumidor e à fragmentação da comunicação.
Esse salto na entrega vem acompanhado de custos crescentes: investimentos em pessoas, ferramentas e infraestrutura tecnológica aumentaram ano a ano. Para 100% das agências pesquisadas, a mudança nos meios e nos hábitos de consumo foi determinante para acentuadas transformações operacionais. Já 65% apontam impactos diretos na saúde financeira.
Enquanto as agências ampliaram sua atuação e investiram em novas competências, a rentabilidade não acompanhou o mesmo ritmo. No período pesquisado, o lucro líquido médio caiu de 14,6% para 5,66% – mesmo com o aumento dos serviços prestados, da equipe e dos investimentos em tecnologia e dados.
“O nosso mercado se transformou muito e as conversas foram sempre muito em torno das novas disciplinas e nos impactos para as marcas e a sociedade. E acabamos compartilhando muito pouco sobre o que acontecia dentro das agências para que pudéssemos incorporar essas mudanças. A digitalização, ao invés de trazer eficiência para dentro das agências, gerou mais trabalho, necessidade de mais profissionais e maior complexidade. E esse estudo foi feito para que possamos levar ao mercado, de forma transparente, essas transformações e implicações na rotina das agências, para que possamos buscar juntos soluções sustentáveis para todo o ecossistema”, afirma Marcia Esteves, presidente da ABAP.
Mais do que números, o estudo revela uma agência mais estratégica, transversal e adaptável. Mas deixa claro: o mercado precisa ajustar as engrenagens para garantir que construção de marca, criatividade, performance e novas tecnologias também sejam reconhecidas financeiramente.
A ABAP reforça seu compromisso com a valorização das agências e convida o mercado a construir novos modelos de parceria, mais sustentáveis, considerando as profundas transformações que as agências têm enfrentado, contribuindo para um ecossistema forte, diverso e economicamente viável.
Baixe aqui o estudo completo “Por Dentro das Agências” e conheça os desafios e estratégias adotadas pelas agências de publicidade brasileiras nessa complexa jornada de transformação no ecossistema de comunicação na última década.
Para apresentar os dados revelados pela pesquisa, a ABAP realizará um webinar no dia 9 de junho, às 9h30. Para participar, inscreva-se gratuitamente aqui.
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A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.
Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.
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