Home / E-commerce movimentou US$ 479 bilhões em 2023 na América Latina

E-commerce movimentou US$ 479 bilhões em 2023 na América Latina

Fonte: Propmark

20 de dezembro de 2023

Estudo do PagSeguro, o E-commerce and Payment Landscape in Latin America  mostrou que a movimentação do e-commerce da América Latina alcançou US$ 479 bilhões em 2023, devendo chegar a US$ 870 bilhões em 2026.

O Brasil lidera o ranking movimentando US$ 275 bilhões, devendo a chegar a US$ 435 bilhões em 2026.

Atualmente, 73% das compras online nesses países são feitas por meio de dispositivos móveis, contra 55% de 2020. O México lidera com a maior parcela de transações móveis em volume total de comércio eletrônico, seguido pela Colômbia, enquanto o Chile apresenta a menor taxa. No Peru, na Colômbia, no Chile e no México, menos de 40% da população têm acesso a um computador. Na Argentina, a taxa é de 63%, e no Brasil, 58%.

Entre os meios de pagamento, o relatório aponta tendência de crescimento do Pix de 17% para 19% entre 2023 e 2026 e dos bank transfers (que incluem pagamentos instantâneos de outros países Latam) indo de 5% para 7% entre 2023 e 2026.

Desde 2018, a parcela de pagamentos de comércio eletrônico feitos por meio de cartões de crédito na região diminuiu de 55% para 47%, com projeção de cair para 43% até 2026, mas mantendo a liderança entre os métodos mais usados para pagamentos online, por conta da possibilidade de parcelamento.

América Latina no topo
O relatório indica que a América Latina tem se destacado no cenário global como a região onde as vendas de varejo online mais cresceram. Suas transações de comércio eletrônico no varejo aumentaram 30% ao ano em 2023, em comparação com 14% nos Estados Unidos e 12% na Europa.

Além disso, espera-se que as vendas de varejo online continuem expandindo a uma taxa mais rápida na América Latina, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 21%, em comparação com 15% na África e 11% nos Estados Unidos.

A maior vertical no comércio eletrônico, o varejo, é atualmente um mercado de US$ 258 bilhões nos seis principais mercados e espera-se que atinja US$ 454 bilhões até 2026.

Brasil e México lideram o setor de e-commerce regionalmente, respondendo por 70% de todas as transações dos países pesquisados. Além disso, o México se destaca como o setor de varejo online de crescimento mais rápido na região, com aumento de vendas para este setor esperado a uma CAGR de 33% no país até 2026.

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Na disputa por atenção, criadores de apps aumentam gasto com publicidade
Levantamento da AppsFlyer mostra que, em 2020, os apps brasileiros representam 18% das instalações de aplicativos na América Latina, contra 8% em 2018. E o aumento da competitividade no mercado de aplicativos tem levado ao aumento dos investimentos em publicidade a fim de incentivar instalações “não-orgânicas”.Leia Mais
Conheça todos os vencedores do Caboré 2023
Na noite desta segunda-feira, 4, o Prêmio Caboré revelou os profissionais e empresas vencedores da edição 2023. Principal premiação da indústria de comunicação do Brasil, o Caboré chega a sua 44a edição como a celebração que marca o fim do ano do mercado publicitário e reconhece os talentos que vem colaborando para a evolução e […]

Receba a newsletter no seu e-mail