Home / Editoras querem até 25 bi de euros do Google em indenizações no Reino Unido e Holanda

Editoras querem até 25 bi de euros do Google em indenizações no Reino Unido e Holanda

Fonte: Money Times

13 de setembro de 2022

Google, da Alphabet, enfrentará pedidos de indenização de até 25 bilhões de euros por suas práticas de publicidade digital em duas ações legais de editoras em tribunais no Reino Unido e na Holanda.

“É hora do Google assumir suas responsabilidades e pagar os danos que causou a esse importante setor. É por isso que hoje estamos anunciando essas ações em duas jurisdições para obter compensação para editores da União Europeia e do Reino Unido”, disse Damien Geradin, advogado na Geradin Partners, escritório que representa as editoras em ambos os casos, em comunicado nesta terça-feira.

O Google criticou os iminentes processos, dizendo que trabalha de forma construtiva com editores em toda a Europa.

“Este processo é especulativo e oportunista. Quando recebermos a denúncia, vamos combatê-la vigorosamente”, disse um porta-voz.

A reivindicação no Tribunal de Apelação da Concorrência do Reino Unido buscará compensação para todos os proprietários de sites que possuem banners publicitários, incluindo editoras tradicionais.

O processo na Holanda envolve editores afetados pelas ações do Google.

A unidade de publicidade do Google recentemente atraiu o escrutínio de reguladores antitruste após reclamações de editores.

O órgão de fiscalização da concorrência francês impôs uma multa de 220 milhões de euros à empresa no ano passado, enquanto investigações estão em andamento na União Europeia e no Reino Unido sobre potencial vantagem injusta do Google nesse meracdo sobre rivais e anunciantes.

Confira matéria no Money Times

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Presidente do Instituto Palavra Aberta destaca projeto contra fake news voltado para jovens
Com o objetivo de envolver os jovens nas eleições de 2022, o Instituto Palavra Aberta lançou o projeto #faketofora, iniciativa para que educadores e estudantes de todo o país promovam ações com os jovens que se preparam para votar. Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, comenta como surgiu a ideia do projeto #faketôfora. Além de […]
Em terra de algoritmos, o que sobra para a criatividade?
Uma palavra que define bem a relação dos profissionais de marketing com a profusão de novos conceitos e ferramentas tecnológicas que surgiram nos últimos anos é desconhecimento. Esse termo, inclusive, foi usado por Pyr Marcondes, senior partner da Pipeline Capital ao iniciar o debate que reuniu Chiara Martine, creative strategy lead Latam da Coca-Cola, e […]

Receba a newsletter no seu e-mail