Home / Lei das fake news pode ser garantia de processo democrático sem riscos

Lei das fake news pode ser garantia de processo democrático sem riscos

Fonte: CNN

12 de abril de 2022

A Câmara dos Deputados rejeitou o pedido para que o projeto de Lei das Fake News avançasse e fosse votado com urgência no Plenário da Casa. O texto criminaliza o disparo em massa de notícias falsas, entre outras regras.

A proposta está em debate entre os deputados desde 2020. A proposta também prevê que empresas com mais de 10 milhões de usuários ficariam obrigados a manter um representante legal no país para responder à Justiça, caso necessário.

Alguns pontos da nova lei, como a criminalização das fake news, passariam a valer imediatamente após a sua aprovação. Com isso, eles teriam efeitos sobre os candidatos já nas eleições de outubro.

Para explicar mais detalhes do projeto se ele deve ser colocado em votação em breve participa deste episódio Pedro Teixeira, repórter da CNN Brasil em Brasília. O pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito São Paulo, João Pedro Favaretto, fala sobre o risco das fake news para o processo democrático.

Confira matéria na CNN

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Gerety Awards anuncia painéis do Executive Jury
O Gerety Awards divulgou a programação do “Gerety Jury Insight Panels”, os painéis do Executive Jury da edição deste ano, que acontece de 7 a 17 de junho. A organização do Gerety Awards também vem realizando uma série de Lives que reúne líderes de agências e marcas de todo o mundo. Na próxima terça-feira, 11 […]
TikTok relata 10,5 mil vídeos golpistas derrubados em 8/1; demais big techs silenciam
O TikTok afirma ter derrubado 10.442 vídeos que incitaram violência, terrorismo e desinformação durante os ataques bolsonaristas de 8 de janeiro e nos dias posteriores. É a única empresa, até agora, que divulgou dados internos sobre os ataques. Em documento entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o aplicativo disse que removeu 1.304 vídeos que violaram sua política de […]

Receba a newsletter no seu e-mail