Home / As agências que mais filmaram com diretoras mulheres

As agências que mais filmaram com diretoras mulheres

Fonte: Meio e Mensagem

6 de abril de 2022

Pesquisa anual do Free the Work aponta Publicis e Africa como as empresas que mais contrataram diretoras de cena em 2021

Criada com a proposta de impulsionar a diversidade e a representatividade nos ambientes de produção, a plataforma Free the Work realiza, anualmente, uma pesquisa para monitorar os avanços das iniciativas de inclusão no ambiente do audiovisual e da publicidade.

Em 2017, quando a iniciativa deu seus primeiros passos no Brasil, um grupo de agências de publicidade assinou um compromisso de incluir diretoras de cena mulheres ao menos nos orçamentos das filmagens das campanhas publicitárias.

Agora, o Free the Work ouviu 41 diretoras de publicidade e marketing que fazem parte da plataforma para avaliar a evolução das propostas de inclusão. Nesse grupo de diretoras entrevistadas, 46% afirmaram que a pandemia impactou negativamente seu trabalho. O percentual indica uma melhoria em relação ao estudo referente a 2020, quando 70% das diretoras afirmaram que o período de Covid-19 teve consequências negativas em seu trabalho.

Segundo o estudo do Free the Work, 51% das diretoras acreditas que o volume de solicitações de orçamentos aumentou. Esse ranking das agências que mais fizeram orçamentos com diretoras mulheres é liderado pela BETC Havas, seguida da Mutato, FCB, Publicis e Africa.

Já em relação à contratação efetiva de diretoras de cena mulheres, a agência líder do ranking do Free the Work em 2021 foi a Publicis, mesma agência que liderou os rankings da plataforma nos dois anos anteriores.

Na sequência das agências que, efetivamente, mais contrataram diretoras de cena mulheres para os trabalhos de publicidade foram a Africa, a Havas BETC e Sunset.

Na sequência, também aparecem a Mutato, FCB, Fbiz, Dentsu, AKQA e R/GA.

Temáticas de produção
A pesquisa anual do Free the Work também avalia os segmentos de produção que mais contrataram diretoras de cenas mulheres. Em primeiro lugar aparecem os filmes documentais/testemunhais, seguidos de produções relacionadas a lifestyle.

Em terceiro lugar ficaram os filmes do segmento fashions. As produções relacionadas às pautas afirmativas, que abordam diretamente os temas de diversidade e representatividade, corresponderam a 27% do volume total dos filmes produzidos. Em 2020, esse tipo de produção representava 35% do total.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Consultoria Globant compra a rede de agências Gut
Startup nascida em 2003, em Buenos Aires, e hoje presente em 30 países, a consultoria Globant, focada em negócios digitais e de tecnologia, compra participação majoritária na rede de agências Gut, fundada pelo brasileiro Anselmo Ramos e pelo argentino Gastón Bigio. A Globant soma mais de 27 mil funcionários e atende grandes clientes globais, como […]
Google paga mais de R$ 49 bilhões por ano para empresas adotarem seu mecanismo de busca, afirma Justiça dos EUA
Começou na terça-feira (12) nos Estados Unidos o maior julgamento antitruste da tecnologia em 20 anos, dessa vez envolvendo o Google. No primeiro dia da ação, os advogados do Departamento de Justiça do país disseram que a big tech usou acordos com empresas como Apple, Samsung e Mozilla Firefox para tornar a sua pesquisa padrão em smartphones e navegadores da web […]

Receba a newsletter no seu e-mail