Home / As big techs serão responsáveis pelos resultados das próximas eleições, diz Nobel da Paz

As big techs serão responsáveis pelos resultados das próximas eleições, diz Nobel da Paz

Fonte: Época Negócios

15 de março de 2022

Em painel de destaque no SXSW, jornalista filipina Maria Ressa defende que big techs criem mecanismos de proteção contra discursos de ódio e fake news para não matar a democracia

Diante de uma plateia que lotou o Ballroom D do Austin Convention Centre, em Austin (EUA), a jornalista filipina Maria Ressa, vencedora do Nobel da Paz e eleita a pessoa do ano pela Times em 2018, fez duras críticas ao posicionamento das big techs – especialmente ao Facebook, um dos principais alvos neste SXSW – e seus impactos na geopolítica global, afirmando que estão destruindo a democracia.

Ela afirmou que as gigantes da tecnologia deveriam se responsabilizar pelo modo como discursos de ódio e fake news são difundidos por seus sistemas e redes, levando à desinformação e ao extremismo em muitos países, e afetando, inclusive, o resultado de eleições mundo afora.

Em um painel intitulado “How to Stand Up to a Dictator” (Como Enfrentar um Ditador), o Brasil e o presidente Jair Bolsonaro foram várias vezes mencionados como exemplo do que está acontecendo no mundo em governos de direita – Ressa citou a forma ruim como o mandatário brasileiro conduziu o país durante a pandemia de coronavírus.

Contra o discurso de neutralidade

Segundo a filipina, infelizmente os governos extremistas estão ganhando, com a ajuda das big techs, porque eles conseguem achar essas fendas na sociedade através das redes sociais e estão trocando informações entre si. Para Ressa, as big techs não podem continuar falando que a tecnologia não é boa nem má em si mesma, e ser neutro não é mais o suficiente.

“Estamos tentando encontrar uma nova maneira para a sociedade civil, mídia, organizações empresariais e religiosos lidarem com as mentiras exponenciais. Espero que seja o suficiente, porque, se não, os dominós voltam a cair e fica muito mais difícil nos recuperarmos”, disse Maria Ressa.

Também participou do painel o ucraniano Peter Pomerantsev, Senior Fellow no Agora Institute da Johns Hopkins University. Segundo ele, a sociedade não pode mais tolerar o argumento de que as big techs não agem porque respeitam a liberdade de expressão e que não podem cerceá-la.

Segundo os panelistas, há uma falácia aí, e o que existe, na verdade, é uma liberdade de distribuição, e não de expressão, já que as redes sociais são capazes de amplificar discursos de ódio e fake news.

“Há censura e uma enorme intimidação do público russo dentro da Rússia. Google e Apple têm o poder de entregar a verdade a todos os russos que têm um telefone alimentado por seus sistemas. Essas empresas precisam entender o seu papel nessa dinâmica”, afirmou Peter.

As críticas foram feitas poucas horas antes da participação prevista de Mark Zuckerberg no SXSW – o CEO da Meta participa de forma virtual de um painel sobre o desenvolvimento do metaverso, na tarde desta terça-feira (15).

O mediador, Stephen King, questionou o que Maria Ressa e Peter Pomerantsev gostariam de perguntar a Zuckerberg.

Ressa disse que gostaria de saber o que ele estaria disposto a sacrificar em nome dos fatos e da democracia. Peter, por sua vez, disse que gostaria de pedir ao CEO que mostrasse para a sociedade exatamente como seus algoritmos funcionam, para que possam construir uma solução conjunta para o problema.

Ressa não conseguiu participar presencialmente do evento, pois dependia de uma autorização da Justiça de seu país para viajar e não a obteve a tempo.

Confira matéria na Época Negócios

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Reuniões da 4ª e 5ª Câmaras
Reunião virtual somou câmaras que têm sede em Brasília e Porto Alegre. Confira resultados: Representação Nº 251/22, “Rosa Selvagem Brasil e Andrielly Mendess – Não sabe o que fazer para tirar manchas escuras?”. Resultado: alteração agravada por advertência ao anunciante e à influenciadora, por unanimidade. Representação Nº 252/22, “Brown Forman Beverages Worldwide Comércio de Bebidas […]
Pesquisa revela que cada real investido em publicidade rende mais de oito reais na economia (vídeo)
Estudo da Deloitte mostra que os investimentos em publicidade têm impacto relevante sobre diversos elos da cadeia econômica.

Receba a newsletter no seu e-mail