Home / ANPD faz acordo com o TSE para as eleições

ANPD faz acordo com o TSE para as eleições

Fonte: Tele.Síntese

26 de janeiro de 2022

Parceria estabelece elaboração de normativos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, principalmente, em relação às próximas eleições

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) tem algumas metas e desafios a partir deste ano. Dentre eles, está  a elaboração de normativos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em relação às próximas eleições e a busca de sua autonomia institucional – o órgão ainda não é uma autarquia. Além disso, vai estabelecer acordos de cooperação com outras instituições.

Uma das primeiras parcerias que será divulgada é com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). ANPD elaborou, em conjunto com o tribunal, uma cartilha sobre privacidade e está trabalhando em um guia de proteção de dados no setor público. A informação foi feita pela diretora da ANPD, Nairane Leitão, durante o painel “Mundo digital, proteção de dados e LGPD”, no evento digital Privacidade & Cibersegurança, realizado pela Teletime em parceria com a Huawei nesta quarta-feira, 26. Segundo ela, a cartilha deve ser divulgada ainda esta semana.

Durante o evento, Leitão disse que a ANPD conta com acordos semelhantes com a Secretaria Nacional de Justiça (Senacon), com o Cert.br e com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). “O acordo com o Cade demonstra que a gestão das informações pessoais pode refletir em domínio ou abuso em econômico”, revelou.

Outro ponto de destaque é que a ANPD está elaborando cartilhas que orientem não apenas o consumidor, mas também outros públicos que lidam com informações dos titulares, como pequenas empresas, que respondem por mais de 90% dos entes privados com os quais o órgão tem relações.

“As pequenas empresas também são um desafio, porque não temos ainda um retrato favorável. Nas grandes, vemos uma realidade diferente”, revelou. Segundo ela, isso ocorre, porque as companhias enxergam a adequação à LGPD como um “investimento” na reputação e mesmo na melhoria da governança e processos, evitando riscos de segurança e mostrando maturidade ao mercado.

Confira a matéria no Tele.Síntese.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

ABNT apresenta norma inédita para acessibilidade em aplicativos e páginas da internet
Já está no catálogo da Associação Brasileira de Normas Técnicas a Norma Brasileira ABNT NBR 17060, que estabelece 54 requisitos para acesso de pessoas com deficiência a ambientes virtuais, eliminar barreiras na utilização de páginas web e de aplicativos em dispositivos móveis nativos, WebApps ou híbridos. A regra inédita foi apresentada nesta quarta-feira, 26, em evento no […]
FENAJ lança campanha pela taxação de grandes plataformas digitais
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançou uma campanha na qual defende a taxação das grandes plataformas digitais e a criação do Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo (Funajor). O objetivo é fortalecer a profissão por meio da implementação de formas de financiamento público para a produção jornalística. A ação conta com o […]

Receba a newsletter no seu e-mail