Home / Para Barroso, redes sociais precisam ser regulamentadas

Para Barroso, redes sociais precisam ser regulamentadas

Fonte: Valor Econômico

8 de dezembro de 2021

Objetivo é evitar discursos de ódio e ataques à democracia sem permitir a censura

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou ontem que é preciso regulamentar as redes sociais e aplicativos para evitar discursos de ódio e ataques à democracia, mas sem permitir a censura. “Houve um primeiro momento no mundo que se achava que as mídias sociais deveriam ser livres e sem regulação. Essa regulação se tornou imperativa, mas é preciso acertamos a dose para não matar o paciente”, afirmou.

Barroso participou de sessão solene na Câmara para receber um prêmio pelo combate às “fake news” (notícias falsas) na eleição de 2020.  Na opinião dele, o discurso inconstitucional do Poder Executivo de fraude nas urnas eletrônicas foi derrotado e agora é necessário trabalhar para “assegurar eleições com debate robusto e com jogo limpo”.

“As democracias hoje têm um novo inimigo, que são  esses grupos estruturados e organizados, que têm fanáticos, que têm mercenários, que têm seguidores acríticos, e que atacam as instituições e procuram desconstruir a democracia. Enfrentar a desinformação é hoje uma das grandes causas da humanidade. Todos os países estão tentando combater e enfrentar o problema, que é combater o mal sem criar um mal maior [a censura]”, afirmou o ministro.

Segundo Barroso, a estratégia do TSE para a eleição de 2022 será a mesma de 2020: fazer parcerias com as plataformas de redes sociais para impedir o uso  de robôs e rastrear comportamentos inautênticos que visam direcionar o debate público. “Essa é uma forma artificial e inaceitável de afogamento da informação verdadeira”, disse. Essas parcerias estão sendo atualizadas e rediscutidas para 2022, informou.

Além disso, o ministro defendeu que “no limite” é preciso “enfrentar os conteúdos inaceitáveis, desde terrorismo, pedofilia, até a disseminação de ódio racial, e proteger a integridade do sistema eleitoral brasileiro”. Já o debate entre os candidatos deve ser “livre e robusto” e eventuais abusos podem ser questionados na Justiça Eleitoral.

O ministro defendeu que só deve ser liberado para atuar no Brasil as plataformas que tem sede e representação no país, num esforço para evitar a propagação de notícias falsas. O Telegram, rede que tem ganhado força entre os bolsonaristas, é um dos  aplicativos que hoje só tem base no exterior – e, portanto, tem fugido da regulamentação.

Confira a matéria no Valor Econômico.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Big techs atrapalham debate sobre PL das fake news, avalia Lira
Durante coletiva de imprensa ocorrida nesta terça-feira (3), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a urgência do Projeto de Lei das Fake News não será votada nas próximas semanas por conta da dificuldade em obter consenso entre as bancadas pela sua aprovação. Entre os motivos da dificuldade, dois fatores pesam na discussão: a falta de […]
União Europeia abre investigação sobre acordo Google-Facebook de publicidade online
A Comissão Europeia anunciou nesta sexta-feira (11) que abriu uma investigação sobre um acordo assinado em 2018 pelas gigantes Google e Meta (matriz do Facebook), que supostamente consolidaria a sua posição dominante na publicidade online. O braço executivo da União Europeia disse que está investigando o acordo, chamado “Jedi Blue”, para descobrir se foi usado para “limitar a concorrência em um mercado […]

Receba a newsletter no seu e-mail