Home / “É mais barato veicular anúncios odiosos no Facebook”, diz denunciante

“É mais barato veicular anúncios odiosos no Facebook”, diz denunciante

Fonte: Insider

26 de outubro de 2021

A denunciante do Facebook, Frances Haugen, disse aos legisladores britânicos na segunda-feira que colocar anúncios “de ódio, raiva e divisão” na plataforma da empresa saiu mais barato do que colocar outros tipos de anúncio.

Haugen, que trabalhou na equipe de integridade cívica do Facebook antes de deixar a empresa em maio, apareceu em uma reunião do comitê parlamentar selecionado cerca de três semanas depois de testemunhar no Congresso dos Estados Unidos . Ela disse que os preços dos anúncios no Facebook eram “parcialmente baseados na probabilidade de as pessoas gostarem deles, compartilhá-los de novo, fazer outras coisas para interagir com eles – clicar em um link”.

“Um anúncio que consegue mais engajamento é um anúncio mais barato”, disse ela.

Isso tornou “substancialmente” mais barato veicular um “anúncio raivoso, odioso e polêmico do que um anúncio compassivo e empático”, disse ela.

“Vimos que repetidas vezes nas pesquisas do Facebook é mais fácil provocar raiva nas pessoas do que empatia ou compaixão . E, portanto, estamos literalmente subsidiando o ódio nessas plataformas”, disse ela.

Haugen repetiu o que disse aos legisladores dos Estados Unidos durante sua audiência no Senado no início deste mês: que ela acha que a classificação baseada no engajamento no Facebook – otimizar o conteúdo para obter a maior interação dos usuários – causa muitos problemas de segurança na plataforma.

Haugen disse em seu depoimento ao Congresso que a própria pesquisa do Facebook mostrou que esse tipo de classificação baseada em engajamento leva os algoritmos da empresa a favorecer conteúdo prejudicial. Na segunda-feira, Haugen disse que isso se aplica tanto aos anúncios na plataforma quanto ao conteúdo gerado pelo usuário.

Um porta-voz do Facebook direcionou a Insider para esta postagem do blog da empresa   sobre a qualidade do anúncio e destacou uma seção que lembra os leitores de que os anúncios no Facebook devem obedecer aos padrões da comunidade e às políticas de publicidade. Isso inclui políticas que proíbem   anúncios sensacionais e  anúncios  que “contenham conteúdo que explore crises ou questões políticas ou sociais controversas para fins comerciais”.

Confira matéria completa no Insider

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Ancine publica ainda este ano regra que afasta a condecine do streaming
O presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga Muniz disse nesta quarta-feira, 23, que até o fim do ano será publicado regulamento que afasta definitivamente a possibilidade de empresas de streaming recolherem a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional sobre seus catálogos – a chamada Condecine VOD. O Congresso Nacional derrubou […]
Lions Live divulga agenda da edição de março (em inglês)
A edição The New Creators Toolkit do Lions Live acontece de 1 a 5 março. Todo o conteúdo será transmitido ao vivo por meio do parceiro de streaming oficial YouTube. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail