Home / Zuckerberg é processado por envolvimento com Cambridge Analytica

Zuckerberg é processado por envolvimento com Cambridge Analytica

Fonte: Poder 360

23 de maio de 2022

Distrito de Columbia processa dono do Facebook por negligência de proteção aos dados de usuários durante eleições de 2016

O diretor-presidente da Meta —dona de Facebook, Instagram e WhatsApp—, Mark Zuckerberg, está sendo processado pelo procurador-geral do Distrito de Columbia, Karl Racine, devido ao caso Cambridge Analytica.

O documento cita negligência na proteção de dados de usuários do Facebook e uma manipulação nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016. Eis a íntegra (1MB, em inglês) do processo, divulgado nesta 2ª feira (23.mai.2022).

Segundo Racine, Zuckerberg “permitiu que terceiros, como a consultoria política Cambridge Analytica, obtivessem dados pessoas de mais de 87 milhões de norte-americanos […] e os utilizassem para manipular as eleições de 2016″.

No processo, o procurador-geral afirma que Zuckerbeg contribuiu diretamente para a “negligência de proteção aos dados de usuários e implementação de termos de privacidade enganosos”.

A Cambridge Analytica conseguiu informações de usuários do Facebook que faziam um “teste de personalidade”, e de amigos dos avaliados, criando uma cadeia de informações sem a permissão ou o conhecimento de quem utilizava a rede social.

O Facebook já havia sido multado em 2019, quando a empresa se declarou culpada em uso de dados pessoais.

“Este processo não é apenas garantido, mas necessário, e envia uma mensagem de que os líderes corporativos, incluindo CEOs, serão responsabilizados por suas ações”, disse Racine sobre o processo.

Confira matéria no Poder 360

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

IAB Brasil celebra 25 anos de contribuição para o desenvolvimento da publicidade digital
Neste ano, o Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil) comemora um quarto de século de contribuição à promoção do desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país. Fundado em 1998, ele acompanhou a evolução do segmento em diferentes meios, e desde então, tem estado no centro das transformações do mercado publicitário brasileiro. Essa foi mais uma ideia […]
Podcast: Os 4 elementos da publicidade
O Meio&Mensagem estreou esta semana a série em podcast “Os quatro elementos criativos”, que explora as temáticas: Observação, Inspiração, Interatividade e Execução. O conteúdo é parte do projeto Criatividade 2021, que inclui reportagens especiais e a cobertura de festivais internacionais de publicidade. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail