Home / Três empresas acusam o Facebook de plágio

Três empresas acusam o Facebook de plágio

Fonte: Janela Publicitária

3 de novembro de 2021

O lançamento da nova marca “Meta” por Mark Zuckerberg, no último dia 28/10, já desencadeou três protestos por empresas que acusam o Facebook de ter copiado seu logo ou o próprio nome da companhia.

Primeiro foi a alemã M-Sense Migräne, um app para tratar de enxaquecas, que foi ao Twitter @msense_app escrever que estava honrada de o Facebook ter se sentido inspirado em seu logo e que talvez eles também se inspirassem em seus procedimentos de privacidade de dados.

Agora, a MileniumGroup, uma agência de marketing argentina, anunciou que vai processar o Facebook, já que sua marca, um símbolo do infinito estilizado como “M” está em uso desde março de 2020 e, inclusive, com campanha pela TV argentina recentemente.

Finalmente, apareceu também uma empresa americana, a Meta PC, fabricante de PCs customizados, que garante ter dado entrada em registro da marca ainda em agosto, dois meses antes de Zuckerberg. Ela quer que o Facebook lhe pague US$ 20 milhões para cobrir as despesas que ela terá de criar uma marca nova.

A verdade é que, convenhamos, tanto o símbolo do infinito — e sua versão científica, a Lemniscata de Bernoulli –, quanto a palavra Meta não são exatamente exemplos de originalidade. Numa busca rápida  pela expressão Meta no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), responsável pelos registros de marca no Brasil, o sistema encontrou 112 processos ativos e extintos, em razões sociais de editoras, fábricas de couro, construtoras e, entre os concedidos, na área de Zuckerberg, uma Meta Telecomunicações Ltda. e uma Meta Serviços em Informática Ltda.

Será que estas também vão processar o Facebook?

Confira matéria completa no Janela Publicitária

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Especial Agências & Anunciantes: Unilever e WMcCann lideram rankings do Meio&Mensagem
Entre as novidades do especial Agências & Anunciantes do Meio&Mensagem deste ano está a adoção da lista do CENP-Meios como padrão para o ranking das 50 maiores agências do País. Leia Mais
Investimentos em patrocínios esportivos devem registrar queda de 37% este ano, mas número de eventos volta ao normal (em inglês)
Os investimentos globais de publicidade em eventos esportivos devem registrar uma queda de um terço em 2020, mas segundo dados da Two Circles, uma média de 1047 eventos esportivos profissionais devem ser realizados por semana em setembro, apenas 20 a menos do que estava previamente planejado. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail