Home / Setor de Comunicação discute LGPD com representantes da Presidência e do Congresso

Setor de Comunicação discute LGPD com representantes da Presidência e do Congresso

Fonte: ABAP

10 de junho de 2021

A Coalizão da Comunicação Social, formada pela ABAP e 13 entidades do setor, convidou representantes do Senado, da Câmara e da Presidência da República para discutir o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sobre a indústria da comunicação. O evento será transmitido pelo YouTube na próxima terça-feira, 13 de outubro, a partir das 17h. 

Representando a Secretaria Geral da Presidência da República estará Daniela Ferreira Marques, assessora-especial da subchefia para assuntos jurídicos. Fabrício da Motta Alves será o representante do Senado e Danilo Doneda, da Câmara. Ambos foram escolhidos pelo Congresso como conselheiros da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão que será responsável pela fiscalização das empresas na adequação à LGPD.

Também compõe a mesa Vitor Morais de Andrade, professor de Direito da PUC-SP e representante da Coalizão.

O debate “A Efetivação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e a Indústria da Comunicação” será transmitido pelo canal do escritório Morais Andrade Advogados no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCABPKvjSFK587g1KCmk6Puw 

A Coalizão

A indústria da comunicação reuniu um grupo de 14 associações para discutir a temática da proteção de dados, defendendo a criação da Lei Geral de Proteção de Dados e a de estruturas que possam dar sustentação à Lei, concentradas na figura da autoridade nacional.

Para as empresas do setor, a criação da autoridade vai ajudar a estabelecer normas e diretrizes, analisar e validar códigos de boas práticas e conduta. A Coalizão se posiciona em prol da composição técnica do Conselho da ANPD, que possui 23 cadeiras, a maior parte delas, ainda vaga.

Para o grupo de associações, os setores responsáveis por manipular o maior número de dados precisam integrar a discussão para que sejam não só objetos do escrutínio público, mas também cases de aplicação da Lei para os demais setores da economia nacional.

Compõem a Coalizão da Comunicação Social: 

ABEMD – Associação Brasileira de Marketing de Dados; ABRADI – Associação Brasileira de Agentes Digitais; ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade; ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas; ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão; ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação; ABRAREC – Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente; AMPRO – Associação de Marketing Promocional; ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas; ANJ – Associação Nacional de Jornais; APP BRASIL – Associação dos Profissionais de Propaganda; CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social; FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda; ABRATEL – Associação Brasileira de Rádio e Televisão.

ANPD

A ANPD foi criada por meio de um decreto presidencial no ano passado, porém, mesmo depois da sanção presidencial, a autoridade ainda não foi regulamentada para dar às empresas diretrizes sobre como as empresas devem agir diante das novas exigências.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Onipresente aos 70 anos, TV brasileira busca ampliar conexões
Em reportagem do Especial 70 anos da TV aberta no Brasil, da Tela Viva, líderes de entidades do setor da comunicação traçam um panorama das transformações do meio. “Grande parte dos acontecimentos que passa pelos outros meios, inclusive o próprio digital, tem um cordão umbilical bem grande com a TV”, explica Mario D’Andrea, presidente da […]
‘Telegram não está acima das leis do país’, diz pesquisador de Harvard
Para tentar negociar formas de barrar a disseminação de fake news que afetem a campanha eleitoral deste ano, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, tentou várias vezes contato com os responsáveis pelo Telegram. Não recebeu, porém, nenhuma resposta do diretor executivo do aplicativo de mensagens, o russo Pavel Durov. Diante […]

Receba a newsletter no seu e-mail