Home / ABAP lança o guia “Diretrizes de Compliance” para agências de publicidade

ABAP lança o guia “Diretrizes de Compliance” para agências de publicidade

25 de março de 2019

Fundação Dom Cabral foi contratada para elaborar um documento com foco específico para o setor de propaganda

 

A ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) lança, em Minas Gerais, no próximo dia 25 de março, o guia “Diretrizes de Compliance da ABAP”. O documento foi elaborado pela Fundação Dom Cabral, contratada para aplicar diretrizes com foco específico para implantação em agências de publicidade. O evento contará com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant (Novo), representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Sinapro, entre outras entidades.

“Uma atividade como a publicidade, que gera tanta riqueza para seus clientes e milhões de empregos para a economia nacional, não pode correr riscos. Acreditamos que no curto prazo a implantação das Diretrizes de Compliance passe a ser exigida em todas as concorrências, sejam públicas ou privadas, a exemplo do que ocorre com as certidões negativas de débito, explica Mario D´Andrea, presidente nacional da ABAP. “Boas práticas de governança permitem que todas as agências se concentrem no core business de nossa atividade, que é a criatividade, planejamento, etc.”

A iniciativa da ABAP visa contribuir para o funcionamento eficiente e regular do ambiente em que as agências operam; buscar proteger as agências de atos ilegais por parte de terceiros; evitar ou coibir modalidades de fraudes ou situações irregulares; e fortalecer a reputação e credibilidade do mercado das agências de publicidade.  O evento contará com um painel sobre a realidade de Compliance em duas grandes agências que atuam no Brasil: DPZ&T e nova/SB. Os chiefs Compliance officers das duas agências participarão de um debate sobre as experiências do mercado de publicidade.

“Ter um bom Compliance numa agência de publicidade é uma missão complexa, cara e demorada. Depois de todo o trabalho realizado pela Abap no âmbito do Compliance, a vida das agências que querem ter um programa de integridade corporativa sério e consequente, ficará muito mais possível e viável”, conta Bob Vieira da Costa, CEO da nova/sb, uma das agências pioneiras na implementação de um programa de Compliance no Brasil.

O conteúdo das Diretrizes de Compliance para agências reforça as melhores práticas de governança corporativa e de combate à corrupção, adotadas nos âmbitos nacional e internacional. O documento é pautado na ética, transparência, capital humano, resiliência, confiança na cadeia de fornecedores e contempla todas as partes interessadas e envolvidas na atividade publicitária. “Programas de integridade têm de ser prioridade para quem comanda a empresa. Abrangem comportamento, cultura e controle, que só se tornam efetivos com o comprometimento e envolvimento das lideranças”, defende Edu Simon, CEO da agência DPZ&T.

 

Serviço:

Local: Auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, em Belo Horizonte

Data: 25/03

Horário: 10h

 

Mais informações à imprensa – Giusti Comunicação

Francisco Itacarambi – (11) 5502-5461 – [email protected]

 

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Guia global aponta tendências na comunicação para 2021
Guia anual de Edges, lançado pela BackSlash, central global de monitoramento de comportamentos sociais da TBWA, mapeou as tendências de comportamentos sociais ao redor do mundo.Leia Mais
Entidades empresariais de comunicação indicam Vitor Andrade para CNPD
A Coalizão do Setor da Comunicação Social – que reúne ABAP, Abemd, Abep, Abert, Abracom, ABRADi, Abrarec, AMPRO, Aner, ANJ, APP Brasil e Fenapro – indicou o advogado e professor Vitor Morais de Andrade para uma das vagas do setor empresarial do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais (CNPD), órgão consultivo da ANPD.Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail