Home / ABAP celebra 72 anos e lança novo site com atendimento online para pessoas surdas

ABAP celebra 72 anos e lança novo site com atendimento online para pessoas surdas

4 de agosto de 2021

A inovação digital é uma das ações de diversidade e inclusão da entidade para o setor publicitário brasileiro

 

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) celebra 72 anos com uma inovação no tema da inclusão digital: o primeiro site do Brasil com atendimento humano online 24×7 para pessoas surdas. A iniciativa visa incentivar outras entidades, agências e marcas a adotarem práticas inclusivas que permitam que pessoas com deficiência acessem informações no ambiente digital.

“Nos últimos anos, a ABAP vinha apoiando diversas iniciativas para a inclusão digital como ´Movimento Web Para Todos´ do W3C Brasil, o ´Selo de Acessibilidade Digital´ da Prefeitura de São Paulo e o ´Prêmio WSA Brasil´, mas nós mesmos não tínhamos nosso próprio site acessível. O planejamento do novo site nasceu desde o início com o propósito de ser adequado para pessoas com alguma deficiência. Até mesmo a escolha da cor predominante no site (amarelo) foi escolhida pensando nas cerca de 8 milhões de pessoas daltônicas no país”, diz Alexandre Gibotti, diretor-executivo da ABAP.

Segundo Gibotti, produzir um site acessível poderá aumentar os custos de produção entre 10 e 15%, mas lembrando que existem cerca de 18 milhões de pessoas com alguma deficiência no país, esse aumento percentual nos custos de produção se justifica. “Outro custo que não é proibitivo é a solução de atendimento humano online, fornecido pela empresa ICOM Libras, que poderia ser facilmente absorvido por qualquer marca ou empresa.  Na celebração dos 72 anos, a Abap renova seu compromisso com a diversidade e a inclusão digital, ajudando a conscientizar todo o mercado sobre a importância dessas ações práticas”, explica.

“Contratando as mais avançadas ferramentas disponíveis para o seu site, a ABAP vira vitrine e mostra aos associados e ao mercado não apenas como se tornar acessível e inclusivo, mas, principalmente, reitera seu respeito à diversidade humana”, diz Cid Torquato, presidente do ICOM Libras e ex-secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

O novo site (https://www.abap.com.br/) também está mais ágil, responsivo e fácil de usar. São centenas de pesquisas, estudos, normas, leis e guias de melhores práticas da ABAP e de outras entidades.

Criada em 1949, a ABAP defende os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. Ao longo dessa trajetória, registrou protagonismos nos principais eventos do setor: inspirou a Lei 4680/65, conhecida como Lei da Propaganda; contribuiu para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas; e colaborou na construção do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) e do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), entre outras iniciativas.

 

Mais informações para a imprensa – Giusti Comunicação

Francisco Itacarambi – [email protected] – (11) 5502-5461

Pâmela Kometani – [email protected] – (11) 5502-5456

 

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Avanços e desafios da liberdade de expressão
Em comemoração aos seus 10 anos de atuação em defesa da liberdade de imprensa, de expressão e do livre acesso à informação, o Instituto Palavra Aberta lançou o livro “Avanços e desafios da liberdade de expressão”. A publicação traz um conjunto de artigos escritos por Paulo Tonet Camargo, Eugênio Bucci, Fernando Schüler, Judith Brito, Marcelo […]
Lego é a marca mais poderosa do mundo em 2017
Segundo ranking elaborado pela consultoria Brand Finance, a empresa dinamarquesa de brinquedos ultrapassou a Disney, primeira colocada no ano passado. Google e Nike estão em 2º e 3º lugar.

Receba a newsletter no seu e-mail