Home / ABAP apresenta no Mix de Mídia, no Rio, as “Diretrizes de Compliance” para agências de publicidade

ABAP apresenta no Mix de Mídia, no Rio, as “Diretrizes de Compliance” para agências de publicidade

4 de julho de 2019

Fundação Dom Cabral foi contratada para elaborar o documento com foco específico para o setor de propaganda

 

A ABAP apresenta durante o evento Mix de Mídia, no Rio de Janeiro, o guia “Diretrizes de Compliance”, que visa auxiliar as agências de publicidade a implantarem seus programas de conformidade. O evento, promovido pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, acontece na próxima terça-feira, 09/07, na Casa Firjan, em Botafogo.

 

O evento terá como palestrantes: Renato Cirne, Chief Compliance Officer da FSB Comunicação; Dudu Godoy, Vice-Presidente para Contas Públicas da Dentsu Aegis Network; Bruno Seligmann, Chief Compliance Officer da Artplan; Roberto Sagot, Vice-Presidente Executivo da Fundação Dom Cabral; e Adriana Machado, Presidente da ABAP-MG. A abertura será realizada por Rodrigo Medina, Presidente da ABAP-Rio.

 

“Programas de Integridade são exigidos cada vez mais em concorrências públicas e privadas em todos os setores econômicos. Queremos, com esse movimento, ajudar as agências de publicidade cariocas no desenvolvimento de seus programas de integridade. No evento, serão apresentados exemplos de empresas de comunicação que já desenvolveram seus programas e acreditamos que esses exemplos, somados ao documento da ABAP, são um guia valioso para o nosso mercado”, diz Rodrigo Medina da ABAP-Rio.

 

A iniciativa da ABAP visa contribuir para o funcionamento eficiente e regular do ambiente em que as agências operam; buscar proteger as agências de atos ilegais por parte de terceiros; evitar ou coibir modalidades de fraudes ou situações irregulares; e fortalecer a reputação e credibilidade do mercado das agências de publicidade.

 

“O compliance é o responsável pela credibilidade que a empresa tem diante do mercado, é quem zela pela saúde financeira, quem protege a empresa de riscos. Por isso, é preciso incentivar a comunicação transparente entre as hierarquias. Os funcionários devem estar cientes de todos os cumprimentos e regras dos locais onde trabalham. E aí que o papel dos líderes é fundamental, pois estes são os responsáveis por disseminarem quem é a empresa, aonde ela quer chegar, seus valores, visões e, por fim, seu código de conduta”, explica Bruno Seligmann da Artplan.

 

O conteúdo das Diretrizes de Compliance para agências foi estruturado para reforçar as melhores práticas de governança corporativa e de combate à corrupção. O documento é pautado na ética, transparência, capital humano, confiança na cadeia de fornecedores e contempla todas as partes interessadas e envolvidas na atividade publicitária.

 

“A ABAP deu um passo importante com o lançamento do guia ‘Diretrizes de Compliance’. Esse material será um instrumento fundamental para auxiliar as agências de propaganda de todo o País a adotarem programas de integridade, aplicarem diretrizes para padronizar processos, assim como elevar o nível de profissionalismo e a transparência”, destaca Dudu Godoy da Dentsu Aegis Network.

 

Renato Cirne da FSB Comunicação acrescenta: “É praticamente um pré-requisito: toda regra para ser cumprida precisa ser conhecida. Por esse motivo, ações como estas da ABAP são tão relevantes. A disseminação constante dos princípios de compliance de uma empresa, ou de uma associação, para todos os seus públicos de interesse, permite alinhamento dentro e fora da companhia. Pesquisas e até mesmo a comparação do valor de mercado de empresas listadas em bolsa, antes e depois de crises, por exemplo, comprovam que a comunicação alavanca, e muito, os resultados dos programas de compliance”.

 

Segundo Adriana Machado, atualmente as pessoas passaram a ser produtoras e distribuidoras de informação, as práticas e condutas das empresas e instituições estão visíveis para todo mundo. “Penso que o desafio maior atualmente é sermos coerentes e consistentes entre o que nos pedem as leis e regras do mercado e o que efetivamente praticamos dentro de cada organização. As ‘Diretrizes de Compliance’ nos permitem avançar neste caminho com muito mais clareza, rapidez e efetividade”, conclui.

 

SERVIÇO

Data: 09/07/2019 – terça-feira
Horário: 9h
Local: Casa Firjan – Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo – Rio de Janeiro, RJ

 

Mais informações sobre o evento e como se inscrever: https://www.firjan.com.br/eventos/mix-de-midia-gmrj-compliance-abap-associacao-brasileira-de-agencias-de-publicidade.htm

 

Mais informações à imprensa – Giusti Comunicação

Francisco Itacarambi – [email protected] – 55 (11) 5502-5461

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Relator do PL das Fake News irá sugerir incluir trecho do projeto na minirreforma eleitoral
Relator do PL das Fake News, o deputado Orlando Silva (PC do B-SP) irá propor ao relator do grupo de trabalho que trata da minirreforma eleitoral na Câmara dos Deputados que ele incorpore em seu texto trecho do projeto de lei que determina equiparar plataformas digitais aos meios de comunicação para efeitos da Lei de Inelegibilidade. O relator do grupo de […]
Macrotendências que nortearão os rumos dos negócios até 2025
Depois de três anos de pandemia, as pessoas estão infelizes, ansiosas e estressadas. Além das condições impostas pela Covid-19, outras crises, de natureza social, econômica e climática – somadas a um contexto de informações ininterruptas – se formaram simultaneamente para criar uma sensação coletiva de sentimentos negativos, que afetam o modo de vida e de […]

Receba a newsletter no seu e-mail