Home / Quem são os novos consumidores de TV Conectada na América Latina

Quem são os novos consumidores de TV Conectada na América Latina

Fonte: Propmark

6 de novembro de 2023

O consumo de TV tem mudado a cada ano. Se antes as pessoas eram limitadas aos canais disponíveis na TV aberta, hoje os streamings dominaram as televisões e a atenção do público. Pensando nesse cenário, a Samsung Ads lançou um estudo que apontou quais são os novos perfis dos consumidores de TV Conectada na América Latina.

O levantamento apontou que a transição do público latino da TV linear para o streaming está mudando a maneira como as pessoas consomem conteúdo e, enquanto os telespectadores de TV linear assistem regularmente a mais de quinze canais diferentes por mês, os telespectadores de streaming utilizam, em média, quatro aplicativos mensalmente.

Com a diversificação de conteúdo, a audiência se fragmentou em nichos, plataformas e aplicativos distintos, resultando em uma fragmentação da audiência específica segundo a marca, que é o “consumidor turista”.

Segundo a pesquisa, esses consumidores são caracterizados pela busca constante por novidades e entretenimento que se ajustem ao seu perfil em meio a uma variedade de opções de conteúdo, ou seja, eles ficam “em trânsito” nas suas escolhas de consumo.

Por meio do estudo, a Samsung também identificou quatro subtipos de consumidores turistas, sendo eles “turistas de gênero”, “turistas de streaming”, “turistas de linear” e “turistas de plataformas”.

No caso dos “turistas de gênero”, a análise apontou que eles são ecléticos e não têm um gosto único quando se trata de conteúdo, portanto, consomem, em média, conteúdos de cinco gêneros diferentes, sendo notícias e esportes os mais consumidos.

Já os “turistas de streaming” utilizam, em média, quatro aplicativos de streaming por mês e dedicam a maior parte do seu tempo a esse tipo de plataforma. Os “turistas de linear” buscam, principalmente, por  filmes, séries, notícias e eventos esportivos.

Por fim, os “turistas de plataformas” foram representados por 81% de consumidores brasiletios que consomem, em média, três plataformas por mês, gastando a maior parte do tempo em streaming e gaming, e o tempo restante em canais de TV linear, sejam eles abertos ou pagos.

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Maximídia 2022 reúne as principais discussões do mercado
Estar por dentro das principais discussões do mercado pode parecer difícil. Mas foi exatamente esse o desafio que o Maximídia, evento realizado pelo Meio & Mensagem, enfrentou na hora de pensar sua programação. O Maximídia acontece nos dias 4, 5 e 6 de outubro, no Hotel Unique, em São Paulo. Com patrocínio master de Eletromidia, Elo, […]
Facebook e Google recebem multa milionária por ‘cookies’ na França
A agência francesa de proteção de dados afirmou que os sites dificultam a recusa dos cookies, enquanto para aceitar basta um clique, e multou Google e Facebook em 150 milhões de euros e 60 milhões de euros, respectivamente.

Receba a newsletter no seu e-mail