Home / Quem são os novos consumidores de TV Conectada na América Latina

Quem são os novos consumidores de TV Conectada na América Latina

Fonte: Propmark

6 de novembro de 2023

O consumo de TV tem mudado a cada ano. Se antes as pessoas eram limitadas aos canais disponíveis na TV aberta, hoje os streamings dominaram as televisões e a atenção do público. Pensando nesse cenário, a Samsung Ads lançou um estudo que apontou quais são os novos perfis dos consumidores de TV Conectada na América Latina.

O levantamento apontou que a transição do público latino da TV linear para o streaming está mudando a maneira como as pessoas consomem conteúdo e, enquanto os telespectadores de TV linear assistem regularmente a mais de quinze canais diferentes por mês, os telespectadores de streaming utilizam, em média, quatro aplicativos mensalmente.

Com a diversificação de conteúdo, a audiência se fragmentou em nichos, plataformas e aplicativos distintos, resultando em uma fragmentação da audiência específica segundo a marca, que é o “consumidor turista”.

Segundo a pesquisa, esses consumidores são caracterizados pela busca constante por novidades e entretenimento que se ajustem ao seu perfil em meio a uma variedade de opções de conteúdo, ou seja, eles ficam “em trânsito” nas suas escolhas de consumo.

Por meio do estudo, a Samsung também identificou quatro subtipos de consumidores turistas, sendo eles “turistas de gênero”, “turistas de streaming”, “turistas de linear” e “turistas de plataformas”.

No caso dos “turistas de gênero”, a análise apontou que eles são ecléticos e não têm um gosto único quando se trata de conteúdo, portanto, consomem, em média, conteúdos de cinco gêneros diferentes, sendo notícias e esportes os mais consumidos.

Já os “turistas de streaming” utilizam, em média, quatro aplicativos de streaming por mês e dedicam a maior parte do seu tempo a esse tipo de plataforma. Os “turistas de linear” buscam, principalmente, por  filmes, séries, notícias e eventos esportivos.

Por fim, os “turistas de plataformas” foram representados por 81% de consumidores brasiletios que consomem, em média, três plataformas por mês, gastando a maior parte do tempo em streaming e gaming, e o tempo restante em canais de TV linear, sejam eles abertos ou pagos.

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Clio Awards anuncia jurados 2022
A organização da edição de 2022 do Clio Awards anuncia os jurados que irão avaliar os trabalhos inscritos na próxima edição do festival de publicidade. Confira abaixo os brasileiros que integram o júri: Direct & Innovation Presidente de JúriAnselmo RamosCo-Founder & Creative ChairmanGUT Audio & Audio Craft Jury Kito SiqueiraMusic & Audio DirectorSatelite Audio Film Craft: Music […]
El Ojo abre inscrições para +Mulheres 2021
O El Ojo de Iberoamérica abriu as inscrições para o +Mulheres, premiação criada em 2019 que reconhece o papel das mulheres na indústria criativa ibero-americana.

Receba a newsletter no seu e-mail