Home / Quais fatores influenciam a decisão de compra dos brasileiros?

Quais fatores influenciam a decisão de compra dos brasileiros?

Fonte: NOVAREJO

15 de fevereiro de 2017

Com o cenário econômico incerto, o consumidor brasileiro procura planejar seus gastos com mais cautela. O estudo “Hábitos e tendências de consumo do brasileiro no início de 2017”, realizado pela Deloitte, aponta que, para as compras dos primeiros meses do ano, o principal fator levado em consideração é o desconto.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Mesmo com relação às tradicionais liquidações de começo de ano, 63% dos participantes destacaram que o fator “maior desconto para pagamento à vista” é o mais valorizado no momento da compra. Com 44%, ficam as promoções do tipo compre um e leve dois, seguidas das ofertas de produtos de mostruário com preços reduzidos, com 31%.
Nesse contexto, a publicação da Medida Provisória 764/2016, no final do ano, auxilia tanto os consumidores quanto os varejistas, já que autoriza os comerciantes a cobrarem preços diferentes para um mesmo produto, dependendo da forma de pagamento escolhida pelo cliente.
“A medida veio acabar com uma insegurança jurídica que atingia os varejistas, já que esse tipo de diferenciação na cobrança era oficialmente proibido, bem como se tornou um ótimo impulso para melhorar suas vendas”, lembra Reynaldo Saad, sócio-líder para a indústria de Bens de Consumo e Produtos Industriais da Deloitte Brasil.
Em relação ao canal de compras priorizado, dos 1.084 pesquisados, 48% afirmaram ter concentrado suas compras na Internet; enquanto que 47% priorizaram lojas físicas; e 5% disseram que sequer fizeram compras de Natal.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

FutureBrand Index 2020: Apple é a marca mais preparada para o futuro
5ª edição do FutureBrand Index, pesquisa que contou com a participação de cerca de três mil executivos e gestores de todo o mundo, mostra que as empresas percebidas como mais preparadas para o futuro são as que unem de forma coesa propósito e experiência. Leia Mais
As 39 tendências para o ano de 2023, segundo a TBWA
Acompanhar o consumidor não tem sido uma tarefa fácil. Em um mundo em constante mudança, o comportamento e a cultura são determinantes para guiar melhores decisões. A Blacklash, central de inteligência da TBWA alimentada por uma rede global de mais de 300 observadores em mais de 70 escritórios da rede, se propõe a investigar esses […]

Receba a newsletter no seu e-mail