Home / Quais fatores influenciam a decisão de compra dos brasileiros?

Quais fatores influenciam a decisão de compra dos brasileiros?

Fonte: NOVAREJO

15 de fevereiro de 2017

Com o cenário econômico incerto, o consumidor brasileiro procura planejar seus gastos com mais cautela. O estudo “Hábitos e tendências de consumo do brasileiro no início de 2017”, realizado pela Deloitte, aponta que, para as compras dos primeiros meses do ano, o principal fator levado em consideração é o desconto.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Mesmo com relação às tradicionais liquidações de começo de ano, 63% dos participantes destacaram que o fator “maior desconto para pagamento à vista” é o mais valorizado no momento da compra. Com 44%, ficam as promoções do tipo compre um e leve dois, seguidas das ofertas de produtos de mostruário com preços reduzidos, com 31%.
Nesse contexto, a publicação da Medida Provisória 764/2016, no final do ano, auxilia tanto os consumidores quanto os varejistas, já que autoriza os comerciantes a cobrarem preços diferentes para um mesmo produto, dependendo da forma de pagamento escolhida pelo cliente.
“A medida veio acabar com uma insegurança jurídica que atingia os varejistas, já que esse tipo de diferenciação na cobrança era oficialmente proibido, bem como se tornou um ótimo impulso para melhorar suas vendas”, lembra Reynaldo Saad, sócio-líder para a indústria de Bens de Consumo e Produtos Industriais da Deloitte Brasil.
Em relação ao canal de compras priorizado, dos 1.084 pesquisados, 48% afirmaram ter concentrado suas compras na Internet; enquanto que 47% priorizaram lojas físicas; e 5% disseram que sequer fizeram compras de Natal.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

FIAP: Finalistas do Brasil em segundo lugar
O Festival Iberoamericano de la Creatividad anunciou o shortlist da edição 2021. O Brasil ficou em segundo lugar no ranking de países com mais trabalhos finalistas.
Privacidade de dados será alavanca para criatividade publicitária
Em artigo publicado no UOL, Gustavo “Mini” Bittencourt, head de estratégia da DZ Estúdio, reflete sobre como “um mundo de maior cuidado com os dados das pessoas pode ser também um mundo mais criativo”. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail