Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected] Idioma:
PT-BR
Idioma:
ESP
Idioma:
ENG
25 de junho de 2025
A pesquisa ‘Por Dentro das Agências’, realizada pela ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário – e elaborada pela empresa de consultoria Deloitte, segue servindo de pauta para o nosso mercado. Conselheira ABAP, Fabia Juliasz participou do Abradicast, podcast da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi), em 23 de junho de 2025, para falar sobre o estudo, que mostra as transformações que passaram as agências brasileiras de 2010 a 2023.
Fabia é CEO da Marketdata, Chief Data & Knowledge Officer da rede VMLY&R para a América Latina e membro do NQT do CENP – Núcleo de Qualificação Técnica. A publicitária foi entrevistada por Lucas Garcia Nascimento, presidente da Abradi SP, e da Hiro Comunicação. O bate-papo também contou com a participação do presidente da Abradi Nacional, Carlos Paulo Jr., da UM_digital.
O estudo evidencia os desafios das agências nos últimos anos, criados pelas mudanças causadas com a chegada de novas tecnologias e das mídias digitais, o que influenciou diretamente no modelo de negócios das agências. O estudo aponta, por exemplo, que 88% das agências atuam em formato full service – em que a agência presta um conjunto de serviços de marketing e comunicação. Perguntada se este seria o caminho das agências, Fabia respondeu:
“Acho que a demanda dos nossos clientes é múltipla e isso faz com que as empresas, e não só as agências de publicidade, tenham que ser o melhor dentro de seu nicho ou expandir a sua atuação para outros setores. Todos os caminhos são válidos”, explica, frisando que ser full service aumenta a complexidade das operações.
A especialista também falou sobre a necessidade de certificação profissional em diversos segmentos, para que as agências consigam atender as necessidades dos clientes:
“Nos últimos 10 anos, as coisas se aceleraram mais. Passamos a precisar de profissionais certificados em N plataformas e para cada desafio tecnológico. São horas de investimento em treinamento para criar um ambiente de inovação constante. É muito difícil a gente entender que saímos de um modelo que era controlado, para um modelo onde o custo é crescente e a remuneração é decrescente. Precisamos discutir para a gente seguir, daqui para frente, com um modelo que seja bem transparente e mais sustentável”, alertou.
Na conversa também foram abordados o impacto da inteligência artificial, conhecimento amplo, capacitação, sustentabilidade dos modelos de negócios, entre outros temas.
Acesse aqui a pesquisa ‘Por Dentro das Agências’
Assista ao podcast na íntegra clicando aqui.
Sua agência não é associada à ABAP? Clique aqui para se juntar à ABAP, fortalecer nosso ecossistema com muita criatividade e ter acesso a importantes benefícios para seu negócio.
E aproveite para assinar a nossa Newsletter semanal, a Conexão ABAP! Basta acessar clicando aqui.
Compartilhar
A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.
Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.
Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected]