Home / Pesquisa: 81% dos profissionais de marketing se sentem mais valorizados

Pesquisa: 81% dos profissionais de marketing se sentem mais valorizados

Fonte: Meio e Mensagem

14 de dezembro de 2022

Apesar disso, a oitava edição do estudo da Salesforce, State of Marketing, mostra que incertezas econômicas têm preocupado profissionais do setor

A oitava edição do relatório State of Marketing, estudo da Salesforce que divulga análises e tendências do setor de marketing para 2023, revela que 81% dos profissionais de marketing brasileiros se sentem mais valorizados em seu trabalho se comparado ao ano passado.

Apesar disso, 73% deles afirmaram que as expectativas dos clientes estão mais difíceis de atender em relação a 2021, e 23% citaram restrições orçamentárias como uma dificuldade em uma economia incerta.

Em nota, Daniel Hoe, Head de Marketing para a América Latina da Salesforce, salientou que a companhia tem notado duas grandes mudanças nas empresas em todo o mundo: fazer mais com menos e aprimorar a gestão de dados em linha com os requerimentos de privacidade. “E isso só será possível se as marcas estimularem suas equipes, possibilitando um maior destaque no setor e atraindo novos consumidores”, completou.

Realizado globalmente entre junho e agosto deste ano, em 35 países, com 6.000 líderes de marketing, incluindo 250 brasileiros, o estudo State of Marketing, ainda mostra que, no Brasil, o foco dos profissionais dessa área é alcançar públicos e construir relacionamentos mais duradouros por meio de uma combinação de canais e tecnologia.

TV, mensagens móveis e ligações por voz foram os canais que registraram maior crescimento, entretanto, a comunicação por e-mail continua representando mais de 80% de todas as mensagens de marketing, de acordo com trilhões de envios da solução Salesforce Marketing Cloud.

Dados, velocidade, colaboração

Além das incertezas econômicas, outra questão também está no radar dos profissionais de marketing são os dados. De acordo com a pesquisa, embora 79% dos entrevistados ainda invistam em dados de terceiros, 68% afiram ter uma estratégia totalmente definida para utilizar outras referências.

Segundo o levantamento, a velocidade do insight continua sendo uma vantagem competitiva, visto  84% das organizações envolvem os clientes em tempo real em um ou mais canais de marketing.

Outro ponto levantado pelo estudo é que, com o trabalho remoto, as empresas estão investindo em novas ferramentas de colaboração. Para 70% dos profissionais de marketing é mais difícil colaborar agora do que antes da pandemia.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

El Ojo abre inscrições para edição de 2022, que voltará a ser presencial
O El Ojo de Iberoamérica abriu as inscrições para o festival deste ano, que acontecerá de forma presencial. Além disso, lança a Inscrição Antecipada, que permite o acesso a importantes benefícios válidos até 31 de maio. Em 2022, o festival será realizado no início de novembro, entre os dias 9 e 11, semanas antes da […]
Tom implementa Código de Conduta
A Tom Comunicação é a primeira agência mineira a implementar um programa de integridade baseado nas Diretrizes de Compliance da ABAP, documento elaborado com apoio da Fundação Dom Cabral.

Receba a newsletter no seu e-mail