Home / Papel & Caneta questiona falta de jurados negros em Cannes

Papel & Caneta questiona falta de jurados negros em Cannes

Fonte: Meio e Mensagem

4 de maio de 2022

Carta aberta destinada a Simon Cook, CEO do festival, conta com apoio da Chapa Preta, do Auê Creators e do Conselho do Coletivo Publicitários Negros

O coletivo sem fins lucrativos Papel & Caneta colocou no ar uma página com uma carta dirigida a Simon Cook, CEO do Cannes Lions, questionando a falta de pessoas negras no time de jurados brasileiros no festival.

Dos 30 profissionais selecionados para os júris da premiação neste ano, somente um é negro: Angerson Vieira, diretor executivo de criação da Africa.

A carta começa dizendo que, apesar de provavelmente a maioria dos criativos brasileiros conhecidos por Cook sejam brancos, mais da metade da população brasileira é negra.

“Entendemos que não é uma tarefa fácil selecionar um júri e que muitos fatores precisam ser considerados, mas nós, como indústria, estamos com pressa para realizar as mudanças urgentes que estão nos impedindo de construir esse futuro inovador. Não podemos ficar calados diante da falta de inclusão e representatividade que é hoje um dos maiores motivos – se não o maior – de atraso da criatividade do Brasil e de toda a sociedade”, diz o documento, que também faz a pergunta: “se os critérios de Cannes não contemplam essa inclusão e essa representatividade, o que precisa mudar não seriam os próprios critérios?”

Apoiadores da iniciativa podem tuitar a carta por meio de um clique em um botão da página, que reforça o pedido à conta de Simon Cook no Twitter.

A carta também conta com apoio da Chapa Preta, que preside o Clube de Criação, do Auê Creators, hub de impacto e inteligência cultural, e do Conselho do Coletivo Publicitários Negros, grupo formado por mais de 2.800 profissionais negros do mercado brasileiro de comunicação.

Confira no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Havas, fusões e aquisições e funcionários fugindo da Ucrânia
A proprietária da Havas, Vivendi, revelou que entre 30% e 40% de sua força de trabalho ucraniana de 870 pessoas conseguiram escapar do país desde o “pesadelo” da invasão russa há duas semanas. Yannick Bollore, presidente da Vivendi e CEO da Havas, disse que a gigante da mídia francesa está enviando dinheiro adicional e outros […]
Modelo de agência em silos não é efetivo, dizem CMOs do Brasil
O modelo de agências em silos não é mais adequado para os dias atuais, segundo os CMOs brasileiros. É o que diz o estudo “O Poder da Criatividade Moderna: Insights para o Hoje e o Amanhã”, lançado pela Dentsu Creative. Para 80% das lideranças de marketing do País, as agências de publicidade precisam rever as […]

Receba a newsletter no seu e-mail