Estudo importante e inédito da Deloitte para o setor publicitário brasileiro, em linha e mesma metodologia com estudos anteriores realizados em UK, Austrália, Nova Zelândia e Portugal.

A publicidade Brasileira é responsável por

Baixe e confira
o estudo completo:
“O valor da publicidade
no Brasil”

Assista ao filme "Valor da Publicidade na Economia Brasileira"

Produção da Africa e criação de Mario D’Andrea, presidente da ABAP.
Trilha da S de Samba.

Benefícios para a economia e à sociedade

A publicidade tem impacto relevante sobre diversos elos da cadeia econômica, uma vez que contribui para a construção de marcas, impulsiona a atividade econômica e estimula o consumo, beneficiando empresas anunciantes. Além disso, promove a busca por mais produtividade e competitividade nos negócios. Importante também destacar que o setor gera empregos para além de sua indústria, ao longo de uma ampla cadeia de produção e de mídias que veiculam publicidade. A publicidade também tem forte impacto para a sociedade, ao apoiar a divulgação de informações relevantes aos consumidores, fomentar a liberdade de imprensa por meio da geração de receita para veículos de comunicação e financiar eventos culturais e esportivos. Ademais, a publicidade comunica valores, promove entretenimento e desenvolvimento humano em saúde e bem-estar.

Empregos diretos em publicidade

De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), existem 196.310 pessoas empregadas diretamente no setor da publicidade no Brasil. Entre os empregos diretos no setor, o segmento das atividades de televisão aberta demonstrou ser o mais representativo, com cerca de um quarto do total de postos de trabalho. A região Sudeste concentra a maior parte dos postos de trabalho, com 109.889 trabalhadores, o que representa 56% do total de empregados diretos da publicidade. Nessa região, os segmentos de agência e consultoria em publicidade e de portais e provedores de conteúdo na internet se destacam, com um percentual de trabalhadores maior que a média da região.

O futuro da publicidade no Brasil

O futuro abre infinitas novas possibilidades para a publicidade se colocar na sociedade e falar com o público, e requererá resiliência de seus competidores diante das transformações.

Visões sobre a publicidade do futuro

  • A publicidade é um setor consolidado e reconhecido no Brasil, que está diante de novas realidades.
  • As transformações no jeito de produzir e consumir publicidade demandarão importantes mudanças para anunciantes, agências e meios de comunicação.
  • Os atores do setor devem absorver novas competências, com times e estratégias cada vez mais multidisciplinares.
  • Será imperativa a habilidade de coexistir em contextos tradicionais e inovadores de comunicação e interação com o público.
  • Ganha relevância a capacidade de manter a transparência nas relações comerciais e na comunicação e na medição de impacto das campanhas.
  • A abertura a inovações e a flexibilidade para lidar com as transformações determinará o quão bem sucedido o setor será no futuro.