Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected] Idioma:
PT-BR
Idioma:
ESP
Idioma:
ENG
19 de setembro de 2025
A partir de maio de 2026 todas as empresas, de MEI às mais complexas, deverão se adequar à Norma Regulamentadora 1 (NR1), que obriga o monitoramento de riscos psicossociais pelas empresas. Mas como as agências devem se adequar à nova regra?
Para colaborar com as agências, a ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário promoveu na quarta-feira, 17 de setembro, o ABAP No Ar NR-1 na Prática: Como preparar sua agência para 2026. O encontro, apresentado pela diretora executiva da ABAP, Mariana Panhoni, contou com a participação da CEO da Beatt, Ágata Machado, e a sócia da Gambôa Advogados, Fabiana Robertone.
Durante o encontro, exclusivo para os departamentos Jurídico, Recursos Humanos e CEOs das associadas ABAP, as especialistas examinaram a NR-1 como um catalisador para a gestão de riscos psicossociais. Elas explicaram que a medida vai além do cumprimento legal para se tornar uma questão de sustentabilidade do negócio e profissionalização da liderança.
“A gente tem uma saúde mental do ambiente organizacional. E é sobre isso que a NR-1 vai tratar”, explicou Ágata, passando a palavra à Fabiana, que falou não só sobre a necessidade de identificar os riscos sociais no ambiente de trabalho, mas também de monitorar e criar planos de ação para sanar as ameaças.
A advogada falou sobre multas e ações judiciais que podem advir da NR-1, mas desmistificou o “terror” associado à norma, posicionando-a como uma oportunidade para as agências aprimorarem sua cultura organizacional e abordarem desafios como produtividade e retenção de talentos.
A cartilha do Ministério do Trabalho traz aspectos relacionados ao mapeamento do que pode ser considerada uma prática de risco psicossocial. Entre os exemplos: assédio moral, falta de clareza no exercício da função, baixo reconhecimento, falta de suportes relacionados ao desenvolvimento da atividade, sobrecarga ou subcarga do trabalho e isolamento no trabalho híbrido e remoto.
“Quando se fala sobre saúde mental, vemos que há uma certa confusão entre os entendimentos. Vou abordar dois aspectos: temos uma visão de saúde mental do sujeito, ou seja, de cada pessoa que tem a sua singularidade, como lida com o mundo, com a gente mesmo. E o que é o coletivo? É um grupo, em que nós vivemos. Nas empresas, há essa articulação em grupo, onde existem regras, acordos de convivência, e nos relacionamos. E é desse ambiente, é da saúde mental sobre o ambiente que a regra aborda”, explicou Ágata.
As especialistas apresentaram ações práticas para as agências implementarem desde já, como pesquisas de clima e criação de comitês internos para documentar ações preventivas, e ainda disponibilizaram materiais exclusivos para as associadas: artigo especial sobre o hoje e o futuro das agências, uma análise técnico-jurídica da atualização da NR-1 e o acesso gratuito a um diagnóstico preliminar de riscos psicossociais – gentilmente cedido pela Beatt.
A gravação do encontro está disponível para associadas. Basta solicitar o link pelo e-mail beneficios@abap.com.br ou pelo WhatsApp 11 97853-5494.
Acompanhe as redes sociais da ABAP para saber o tema e a data do próximo ABAP No Ar.
Aproveite para assinar a nossa newsletter semanal, a Conexão ABAP! Acesse aqui.
Compartilhar
A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.
Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.
Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected]