Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected] Idioma:
PT-BR
Idioma:
ESP
Idioma:
ENG
26 de junho de 2025
Em relação aos questionamentos sobre trabalhos premiados no festival Cannes Lions 2025, a ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário manifesta sua posição contra qualquer impropriedade cometida no desenvolvimento de campanhas publicitárias.
A criatividade brasileira é um patrimônio reconhecido globalmente.
O Brasil é internacionalmente celebrado por sua criatividade perspicaz, disruptiva e efetiva. Prova disso é que fomos o primeiro país homenageado como “Creative Country of the Year” na história do Cannes Lions — o maior festival de criatividade do mundo.
Esse reconhecimento se estende também ao modelo de atuação das agências brasileiras, referência mundial pela capacidade de integrar estratégia, criatividade, mídia e relevância cultural na construção de marcas sólidas e duradouras.
Reiteramos, assim, nossa firme posição em defesa da história, tradição e reputação da propaganda brasileira. São décadas de excelência que não podem – e não devem – ser colocadas em dúvida ou questionadas.
Há 75 anos, a ABAP atua pela construção de um mercado publicitário transparente, ético e responsável, valorizando a criatividade como força estratégica para marcas e negócios.
Nos dedicamos diariamente à preservação da imagem das agências e da publicidade brasileira como uma das mais criativas e respeitadas do mundo, incentivando práticas conscientes em todo o processo de comunicação.
Oferecemos suporte legal e técnico às agências associadas e estimulamos o cumprimento das normas do setor, como as Normas-Padrão da Atividade Publicitária, o Código de Ética da ABAP, o Código de Ética dos Profissionais de Publicidade e o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. E reconhecemos o Conar como instância legítima para a discussão e o julgamento das questões éticas do setor, reforçando nosso compromisso com a integridade da atividade publicitária no Brasil.
Somos contrários à desinformação e defendemos o uso responsável das novas tecnologias, como a inteligência artificial. Mesmo sem legislação específica no país, acreditamos no potencial das agências para liderarem esse uso de forma consciente, ética e inovadora.
Diante disso, a ABAP reafirma seu compromisso com a valorização da publicidade brasileira, guiando o setor com ética, inovação e responsabilidade para os desafios do presente e as oportunidades do futuro.
Compartilhar
A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.
Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.
Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected]