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Nielsen é vendida a consórcio de private equity

Fonte: Meio e Mensagem

29 de março de 2022

Por US$ 16 bilhões, grupo diz que posicionará a empresa de insights competitivamente

Um consórcio de empresas de private equity liderado pela Evergreen Coast Capital Corp. e Brookfield Business Partners adquiriu a Nielsen pro US$ 16 bilhões. A oferta foi de US$ 28 por ação. O anúncio da venda acontece semanas antes do upfront da empresa. A aquisição será finalizada na segunda metade deste ano, após aprovação regulatória e dos acionistas.

De acordo com a Evergreen Coast Capital Corp., a compra não altera a qualidade do serviço prestado pela empresa de dados e insights, alegando que ela continuará com o padrão “ouro” na medição de dados de audiência. O consórcio fará com que a empresa seja melhor posicionada para acompanhar as mudanças do consumidor e pretende ajudar a “levar o mercado para a próxima geração de medição de audiência”, disse Dave Gregory, sócio-gerente da Brookfield Business Partners, em comunicado.

Na semana anterior, o board de diretores da Nielsen recusou uma proposta de aquisição pelo valor de US$ 15 bilhões de outro consórcio de private equity afirmando que o valor de US$ 25,40 por ação desvalorizava a empresa. Desta vez, o conselho diz que essa transação representa um resultado atraente para os acionistas, “ao mesmo tempo em que apoia o compromisso da Nielsen com nossos clientes, funcionários e stakeholders. O Consórcio vê todo o potencial da posição de liderança da Nielsen na indústria de mídia e o valor único que oferecemos para nossos clientes em todo o mundo”, disse James A. Attwood, presidente do conselho de administração da Nielsen, em comunicado.

Durante os últimos dois anos, a Nielsen tem enfrentado desafios e questionamentos em relação ao seus serviços de métricas. Em dezembro de 2021, a empresa informou aos clientes que subnotificou audiências fora de casa para programação de TV nacional desde setembro de 2020. Este mês, o Video Advertising Bureau disse que a empresa estava trabalhando com dados inutilizáveis e programadoras como NBCUniversal, WarnerMedia e ViacomCBS, começaram criar suas próprias alternativas de medição. A empresa também está sendo processada pelo grupo de mídia EUA Entertainment Studios por “deturpação fraudulenta e fraude por ocultação”.

Confira matéria no Meio e Mensagem

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