Home / Liderança feminina e masculina: existe, de fato, diferença?

Liderança feminina e masculina: existe, de fato, diferença?

Fonte: Meio e Mensagem

7 de março de 2023

Por conta do mês de celebração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8, a Robert Half, em parceria com o Insper, realizou uma pesquisa para mapear as percepção em relação às diferenças entre os líderes homens e mulheres no mercado de trabalho.

Com o nome de “Quebrando Mitos – Sobre lideranças e gêneros”, a pesquisa contou com a participação total de 1.464 profissionais, avaliando tanto os líderes em relação à sua própria percepção de gestão, quanto funcionários que avaliaram os seus gestores.

Uma das primeiras conclusões da pesquisa é que o mito de que há diferenças entre um líder homem e uma líder mulher.

Ao analisar os atributos gerais de líderes – como caráter moral, competência, autenticidade, humildade e benevolência, não há, segundo a Robert Half, diferenças estatística relevantes entre os gêneros.

O mesmo acontece em relação a análise da legitimidade das lideranças, na visão dos profissionais liderados. Em relação a status, prototipicalidade do líder, efetivada da liderança e endosso do líder, a pontuação atribuída a homens e mulheres é praticamente a mesma.

Flavia Alencastro, diretora regional da Robert Half, diz que muitas empresas ainda esperam um tipo de liderança de homens ou mulheres com base em características apoiadas em puras suposições de como esses líderes são e de quais competências são.

“A seleção de determinados profissionais com base em estereótipos, e não nos conhecimentos e reais qualidades das pessoas, pode levar até a contratações equivocadas. Esse é um risco que as companhias devem evitar”, diz a profissional, em comunicado.

Percepção dos líderes sobre o próprio estilo

Tanto os líderes homens quanto as líderes mulheres avaliados na pesquisa Robert Half praticamente as mesmas percepções em relação a alguns atributos de sua função.

Os líderes dos dois gêneros, são, praticamente, igualmente motivados a liderar e percebem, de forma similar, que possuem as competências necessárias para exercer a função.

Nesse ponto, contudo, a pesquisa apresenta algumas diferenças. Quando questionados sobre a preocupação em equilibrar a vida pessoal e o trabalho, os pensamentos dos líderes homens e das mulheres são diferentes.

Em estágio inicial da carreira, na verdadeira, ambos demonstram uma taxa parecida de preocupação com essa conciliação. Conforme avançam na hierarquia, entretanto, as mulheres se mostram bem mais preocupadas em conciliar trabalhar e vida pessoal enquanto essa preocupação diminui entre os homens.

Outra diferença apontada pela pesquisa é que, enquanto homens e mulheres se percebam equipados o suficiente para exercer sua função, as mulheres tendem a se achar com menos habilidades para liderar e, com isso, questionam mais suas chances de sucesso. Essa percepção de lacuna se torna maior conforme as mulheres ascendem em posição hierárquica.

“Por acreditar que precisa acumular mais skills ou determinado conhecimento específico antes de ascender na carreira, a mulher acaba não perseguindo oportunidades que um homem com o mesmo nível de competência busca no contexto profissional”, analisa Tatiana Iwai, professora do Insper e uma das responsáveis pela pesquisa.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

PL das Fake News só será votado pela Câmara no ano que vem, diz relator
O relator, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei das Fake News, Orlando Silva (PCdoB), diz que a votação do texto na Casa ficará para 2024. Nesta quarta-feira (29), durante evento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Belo Horizonte, o parlamentar afirmou que as discussões têm “amadurecido” a busca pelo consenso. A […]
Entidades pedem que PL das Fake News seja mais transparente sobre remoção de conteúdo
Em audiência pública no Congresso para debater o PL 2630/2020, especialistas defenderam mais transparência para o usuário em relação à remoção de conteúdo.

Receba a newsletter no seu e-mail