Home / Liderança feminina e masculina: existe, de fato, diferença?

Liderança feminina e masculina: existe, de fato, diferença?

Fonte: Meio e Mensagem

7 de março de 2023

Por conta do mês de celebração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8, a Robert Half, em parceria com o Insper, realizou uma pesquisa para mapear as percepção em relação às diferenças entre os líderes homens e mulheres no mercado de trabalho.

Com o nome de “Quebrando Mitos – Sobre lideranças e gêneros”, a pesquisa contou com a participação total de 1.464 profissionais, avaliando tanto os líderes em relação à sua própria percepção de gestão, quanto funcionários que avaliaram os seus gestores.

Uma das primeiras conclusões da pesquisa é que o mito de que há diferenças entre um líder homem e uma líder mulher.

Ao analisar os atributos gerais de líderes – como caráter moral, competência, autenticidade, humildade e benevolência, não há, segundo a Robert Half, diferenças estatística relevantes entre os gêneros.

O mesmo acontece em relação a análise da legitimidade das lideranças, na visão dos profissionais liderados. Em relação a status, prototipicalidade do líder, efetivada da liderança e endosso do líder, a pontuação atribuída a homens e mulheres é praticamente a mesma.

Flavia Alencastro, diretora regional da Robert Half, diz que muitas empresas ainda esperam um tipo de liderança de homens ou mulheres com base em características apoiadas em puras suposições de como esses líderes são e de quais competências são.

“A seleção de determinados profissionais com base em estereótipos, e não nos conhecimentos e reais qualidades das pessoas, pode levar até a contratações equivocadas. Esse é um risco que as companhias devem evitar”, diz a profissional, em comunicado.

Percepção dos líderes sobre o próprio estilo

Tanto os líderes homens quanto as líderes mulheres avaliados na pesquisa Robert Half praticamente as mesmas percepções em relação a alguns atributos de sua função.

Os líderes dos dois gêneros, são, praticamente, igualmente motivados a liderar e percebem, de forma similar, que possuem as competências necessárias para exercer a função.

Nesse ponto, contudo, a pesquisa apresenta algumas diferenças. Quando questionados sobre a preocupação em equilibrar a vida pessoal e o trabalho, os pensamentos dos líderes homens e das mulheres são diferentes.

Em estágio inicial da carreira, na verdadeira, ambos demonstram uma taxa parecida de preocupação com essa conciliação. Conforme avançam na hierarquia, entretanto, as mulheres se mostram bem mais preocupadas em conciliar trabalhar e vida pessoal enquanto essa preocupação diminui entre os homens.

Outra diferença apontada pela pesquisa é que, enquanto homens e mulheres se percebam equipados o suficiente para exercer sua função, as mulheres tendem a se achar com menos habilidades para liderar e, com isso, questionam mais suas chances de sucesso. Essa percepção de lacuna se torna maior conforme as mulheres ascendem em posição hierárquica.

“Por acreditar que precisa acumular mais skills ou determinado conhecimento específico antes de ascender na carreira, a mulher acaba não perseguindo oportunidades que um homem com o mesmo nível de competência busca no contexto profissional”, analisa Tatiana Iwai, professora do Insper e uma das responsáveis pela pesquisa.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Conheça os vencedores da pesquisa Melhores da Produção Publicitária no Brasil em 2023
Pelo quarto ano, Meio & Mensagem publica os rankings com os Melhores da Produção Publicitária no mercado brasileiro. As pesquisas anteriores foram feitas em 2011, 2016 e 2109. Desta vez, os eleitores são 100 criativos e profissionais de produção das principais agências do País — os nomes de todos estão em listas mais abaixo. Suas indicações, possibilitaram […]
Streaming desponta como canal de engajamento, mas e-mail ainda é coração da comunicação digital
A era digital colocou os dados no epicentro das estratégias de negócios, não apenas com números, mas com insights que se tornaram críticos para as empresas. Os profissionais de marketing estão na linha de frente das profissões mais antenadas para entender as melhores formas de usar ferramentas avançadas para criar uma visão unificada de cada cliente. O […]

Receba a newsletter no seu e-mail