Home / Kantar: setores de eventos e viagens impulsionaram publicidade em 2022

Kantar: setores de eventos e viagens impulsionaram publicidade em 2022

Fonte: Meio e Mensagem

31 de março de 2023

Relatório do Inside Advertising aponta uma alta de 7% nos investimentos em compra de mídia no Brasil no ano passado

Os segmentos de eventos culturais, viagens e hotéis foram os que mais incrementaram os investimentos em publicidade em 2022, de acordo com a mais recente edição do relatório Inside Advertising, divulgado nesta semana pela Kantar Ibope Monitor, divisor da Kantar.

Na avaliação do monitoramento, que chega a sua terceira edição neste ano, o setor de turismo teve, na média, um crescimento de 50% em termos de investimentos em publicidade no ano passado. A movimentação reflete uma retomada das atividades após o período da pandemia de Covid-19.

O segmento de eventos culturais teve um incremento de 197% no investimento em publicidade do que em 2021. Já o setor de viagens ampliou as investidas em compra de mídia em 57% enquanto o segmento de hotéis investiu 36% em 2022 na comparação com 2021.

Após o setor de turismo, a Kantar coloca a indústria automotiva como a segunda que mais incrementou os investimentos em publicidade no ano passado. As marcas do segmento, na média, investiram 33% mais em 2022. Em seguida, ficou a indústria de bebidas, com incremento de 31%.

Em nota, Paula Carvalho, diretora comercial para media owners da Kantar Ibope Media, o ano de 2022 foi atípico, de transição entre as restrições e a normalidade. “Neste cenário, um aumento ainda que mais moderado, tanto no investimento como na ocupação dos inventários é uma sinalização positiva para todo o mercado, indicando a disposição das marcas e oportunidades de negócio”, declarou.

Investimentos publicitários no Brasil

O estudo da Kantar Ibope Media indica que, no geral, as marcas investiram R$ 74,1 bilhões em compra de mídia no Brasil em 2022.

Esse número representa um investimento 7% maior na comparação com o estudo da Kantar no ano anterior.

De acordo com a Kantar Ibope Media, os valores são calculados a partir do registro das inserções publicitárias exibidas nos principais meios e veículos de comunicação e do preço de tabela de venda, antes de qualquer redução ou desconto negociados. Por essa combinação, o instituto chega-se a uma estimativa do investimento destinado para a compra de espaço por setores, anunciantes e marcas.

O valor reportado pela Kantar Ibope Media é superior aos dados apresentador pelo Cenp-Meios. Neste mês, o Fórum de Autorregulamentação divulgou os dados de compra de mídia reportados por 326 agências de publicidade, responsáveis por efetivar as negociações diretamente com os veículos.

Pelo relatório do Cenp-Meios, foi registrado um investimento de R$ 21,2 bilhões em compra de mídia em 2022.

Em termos de crescimento em relação ao ano passado, contudo, os dois estudos são similares: enquanto a Kantar Ibope Media reporta crescimento de 7%, o Cenp-Meios indicou uma alta de 7,7% no período.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Participação da indústria criativa no PIB aumenta com a pandemia
Sem a possibilidade do contato físico, a pandemia forçou a indústria criativa a se reinventar, sendo que só agora conseguimos ver os reais impactos da crise nesse setor. A nova edição do estudo Mapeamento da Indústria Criativa, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), mostra que há um misto de reflexos […]
Na ‘terceira temporada’ da Africa, Santoro e Gordilho voltam a ser donos
Os publicitários Marcio Santoro e Sergio Gordilho chegaram a um acordo com a Omnicom para voltar a ter uma participação acionária na Africa, uma das três maiores agências de publicidade do País. O acordo com a Omnicom – o gigante americano que ganhou o controle da Africa ao comprar o Grupo ABC oito anos atrás […]

Receba a newsletter no seu e-mail