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31 de março de 2023
Relatório do Inside Advertising aponta uma alta de 7% nos investimentos em compra de mídia no Brasil no ano passado
Os segmentos de eventos culturais, viagens e hotéis foram os que mais incrementaram os investimentos em publicidade em 2022, de acordo com a mais recente edição do relatório Inside Advertising, divulgado nesta semana pela Kantar Ibope Monitor, divisor da Kantar.
Na avaliação do monitoramento, que chega a sua terceira edição neste ano, o setor de turismo teve, na média, um crescimento de 50% em termos de investimentos em publicidade no ano passado. A movimentação reflete uma retomada das atividades após o período da pandemia de Covid-19.
O segmento de eventos culturais teve um incremento de 197% no investimento em publicidade do que em 2021. Já o setor de viagens ampliou as investidas em compra de mídia em 57% enquanto o segmento de hotéis investiu 36% em 2022 na comparação com 2021.
Após o setor de turismo, a Kantar coloca a indústria automotiva como a segunda que mais incrementou os investimentos em publicidade no ano passado. As marcas do segmento, na média, investiram 33% mais em 2022. Em seguida, ficou a indústria de bebidas, com incremento de 31%.
Em nota, Paula Carvalho, diretora comercial para media owners da Kantar Ibope Media, o ano de 2022 foi atípico, de transição entre as restrições e a normalidade. “Neste cenário, um aumento ainda que mais moderado, tanto no investimento como na ocupação dos inventários é uma sinalização positiva para todo o mercado, indicando a disposição das marcas e oportunidades de negócio”, declarou.
O estudo da Kantar Ibope Media indica que, no geral, as marcas investiram R$ 74,1 bilhões em compra de mídia no Brasil em 2022.
Esse número representa um investimento 7% maior na comparação com o estudo da Kantar no ano anterior.
De acordo com a Kantar Ibope Media, os valores são calculados a partir do registro das inserções publicitárias exibidas nos principais meios e veículos de comunicação e do preço de tabela de venda, antes de qualquer redução ou desconto negociados. Por essa combinação, o instituto chega-se a uma estimativa do investimento destinado para a compra de espaço por setores, anunciantes e marcas.
O valor reportado pela Kantar Ibope Media é superior aos dados apresentador pelo Cenp-Meios. Neste mês, o Fórum de Autorregulamentação divulgou os dados de compra de mídia reportados por 326 agências de publicidade, responsáveis por efetivar as negociações diretamente com os veículos.
Pelo relatório do Cenp-Meios, foi registrado um investimento de R$ 21,2 bilhões em compra de mídia em 2022.
Em termos de crescimento em relação ao ano passado, contudo, os dois estudos são similares: enquanto a Kantar Ibope Media reporta crescimento de 7%, o Cenp-Meios indicou uma alta de 7,7% no período.
Confira matéria no Meio e Mensagem
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