Home / ABAP e ABA apoiam guia VoxComm e WFA sobre estratégias de seleção de parcerias
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

ABAP e ABA apoiam guia VoxComm e WFA sobre estratégias de seleção de parcerias

Fonte: Simbiose Conteúdo, com ABAP

27 de outubro de 2025

A VoxComm, voz global das agências, e a Word Federation of Advertisers (WFA) se uniram para o lançamento de um novo e importante recurso para reformular e aprimorar estratégias de seleção de parcerias. O guia Princípios Orientadores para Seleção de Agências tem como objetivo otimizar processos, promover a colaboração e reduzir ineficiências entre agências e clientes.

A ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário, afiliada à VoxComm, apoia o movimento. A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) também aderiu ao documento e incluiu recomendações de boas práticas para a sustentabilidade do mercado.

“Este lançamento reforça um movimento global e local em direção a relações mais transparentes, equilibradas e colaborativas entre anunciantes e agências. A ABAP apoia e estimula esse debate, em sintonia com iniciativas como o Pacto CENP, que também promove práticas mais responsáveis e sustentáveis no nosso mercado”, explica Mariana Panhoni, diretora-executiva da ABAP. “São esforços complementares que fortalecem a confiança, a ética e a eficiência em toda a cadeia da comunicação publicitária”, destaca.

Guia VoxComm é uma alternativa ao pitching

O guia, lançado durante o Festival Cannes Lions, em junho, é apontado como norte fundamental para promover mudanças na forma como as empresas selecionam suas agências parceiras. O setor é, historicamente, dominado pelo processo de pitching, uma prática que muitas vezes sobrecarrega tanto os recursos criativos quanto financeiros das agências. Essa constatação levou um conjunto de representantes de agências e clientes a elaborarem o documento, que propõe uma abordagem transparente, estruturada e focada nas pessoas para a seleção de agências.

Lançamento Guia VoxComm Cannes ABAP e ABA

“A ABA acredita que relações mais transparentes e colaborativas entre anunciantes e agências são fundamentais para o fortalecimento de todo o ecossistema publicitário. E a parceria entre ABA e ABAP nesta iniciativa global da WFA e da VoxComm reforça este compromisso, em continuidade ao trabalho iniciado com o Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes” comenta Sandra Martinelli, CEO da ABA.

Melhores práticas para seleção de parcerias

Para Charley Stoney, CEO da European Association of Communications Agencies (Eaca) e presidente da VoxComm, e Stephan Loerke, CEO da WFA, o guia tem a intenção de propor as melhores práticas para a seleção de parcerias, abandonando o conceito tradicional de pitching. 

“Chegou a hora de repensar o sistema de pitch e considerar uma abordagem mais estruturada, respeitosa e que priorize as pessoas para a seleção de parcerias”, afirmaram os executivos em uma declaração conjunta. 

O download do PDF do guia Princípios Orientadores para Seleção de Agências pode ser feito no site da ABAP, clicando aqui.

agênciasguiapitchpitchingpublicidaderegrasseleção

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.