Home / Facebook pode levar multa pesada por explorar dados de usuários

Facebook pode levar multa pesada por explorar dados de usuários

Fonte: Tecmundo

14 de janeiro de 2022

A rede social Facebook vai encarar mais um processo por domínio de mercado. Desta vez, a acusação parte de uma autoridade regulatória do Reino Unido e pode levar a empresa a pagar até US$ 3,2 bilhões em multa — cerca de R$ 17,7 bilhões em conversão direta de moeda.

A ação judicial é encabeçada por Liza Lovdahl Gormsen, conselheira do órgão antimonopolista Financial Conduct Authority (FCA). Segundo a Reuters, o documento representa “todos os britânicos que usaram o Facebook entre 2015 e 2019”.

Liza argumenta que o Facebook lucrou ao impor termos de uso injustos e condições que “demandavam aos consumidores entregar dados pessoais para acessar a rede”. Graças a mecanismos de visualização e análise de informações, como o Facebook Pixel, essas informações acabavam nas mãos de anunciantes ao virarem perfis de consumidores para criação de material direcionado.

O que diz o Facebook

A ação judicial agora será analisada pelo tribunal de apelações de mercado em Londres antes de um eventual julgamento. Para a Meta, dona do Facebook, os usuários têm pleno conhecimento das informações compartilhadas na plataforma.

Além desse possível processo, a companhia ainda deve ser julgada por práticas anticompetitivas de mercado e aquisições predatórias por autoridades norte-americanas.

Confira a matéria no TecMundo.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Marcia Esteves é a convidada do próximo webinar do Brazilian Advertising Group
Marcia Esteves, CEO e Sócia da Lew’Lara\TBWA e diretora da ABAP, é a convidada do BRAG – Brazilian Advertising Group para um bate-papo sobre o papel da publicidade brasileira na construção de marcas internacionais. A Live “Do Brasil para o Brazil – A Propaganda Brasileira Construindo Marcas Internacionais” acontece no dia 10/12, às 19h, via […]
Inscrições para o Cannes Lions 2024 começam em 18 de janeiro
Principal festival de criatividade do mundo, o Cannes Lions abrirá suas inscrições a partir de 18 de janeiro, data escolhida pela Ascential. O prazo para o fim da inscrições será 11 de abril. O Cannes Lions acontecerá entre os dias 17 e 21 de junho, no Palais des Festivais, na Riviera Francesa. O festival anunciou […]

Receba a newsletter no seu e-mail