Home / Apro aponta crescimento de 2,4% no registro de obras publicitárias em 2022

Apro aponta crescimento de 2,4% no registro de obras publicitárias em 2022

Fonte: Propmark

3 de maio de 2023

O volume total de registro de obras publicitárias no Brasil obteve um aumento considerável em 2022, marcando uma recuperação nos índices das exportações dos serviços de produção publicitária.

Segundo análise de dados do Registro da Ancine e um levantamento interno feito junto às empresas associadas à Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), no ano passado, foram registrados 39.474 títulos, que representa o crescimento de 2,4% de crescimento em relação à 2021, que apresentou o registro 38.538 títulos.

As regiões sul e sudeste receberam o maior número de registros e no ranking por Estados, São Paulo manteve o 1º lugar com 30%, seguido por Paraná (11%), Santa Catarina (9%), Minas Gerais (7%) e Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro (ambos com 6%).

“Observamos uma gradativa recuperação das exportações dos serviços de produção publicitária. Para 2023, com a retomada dos esforços de promoção comercial em parceria com a ApexBrasil, somado à taxa cambial favorável aos projetos internacionais, nossa expectativa é contribuir ainda mais para que os números voltem aos patamares de antes da pandemia.”, conta Marianna Souza, presidente-executiva da Apro e gerente executiva da FilmBrazil.

Para além disso, a Apro anunciou seu retorno presencial ao D&AD em Londres. “Em parceria com o D&AD, faremos uma ação de relacionamento com o corpo de jurados do festival D&AD e líderes de produção das principais agências locais, que acontecerá no dia 07 de maio, com objetivo de retomar a atenção desse mercado para todo o potencial de produção do Brasil”, explica a executiva.

Ainda de acordo com o levantamento, as cidades que mais produziram production service (serviço de produção) em 2022 foram São Paulo e Rio de Janeiro, ambas com 40%. Os países que mais importaram projetos brasileiros foram os Estados Unidos com 14%, seguido do Reino Unido (6%), França, México e Espanha (todos com 5%).

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Women to Watch: as homenageadas de 2020
As profissionais homenageadas no Women to Watch 2020 atuam em diferentes setores da economia — startups, finanças, telecomunicações, bens de consumo, influência, consultoria e criatividade. Este ano, a celebração das profissionais poderá ser acompanhada ao vivo, pelas plataformas digitais, no dia 15 de setembro. Conheça as sete profissionais destacadas na edição deste ano em Leia […]
A era da EX, ou a Employee Experience
“Ter a chance de repensar a experiência dos nossos funcionários significa ter a chance de repensar todo o modelo de trabalho. Isso é uma responsabilidade enorme, mas também uma oportunidade extremamente enriquecedora, que pode ajudar a desenhar comportamentos de muitas gerações ainda por vir”, afirma Miriam Shirley, CEO da Sapient AG2 e diretora da ABAP, […]

Receba a newsletter no seu e-mail