Home / ABAP anuncia Pyr Marcondes como consultor estratégico e reforça agenda para o futuro do setor publicitário
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

ABAP anuncia Pyr Marcondes como consultor estratégico e reforça agenda para o futuro do setor publicitário

Fonte: ABAP

22 de julho de 2025

Silvio Genesini, Marcia Esteves, Pyr Marcondes e Mariana Panhoni

A ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário anuncia a chegada de Pyr Marcondes como seu novo consultor estratégico. A iniciativa reforça o plano de modernização e atuação institucional da associação: mais estratégica, propositiva e conectada aos desafios contemporâneos da indústria da comunicação.

“A chegada do Pyr fortalece nossa agenda de futuro. Ele soma inteligência estratégica, visão crítica e compromisso com o mercado. É um parceiro ideal para os próximos passos que queremos dar”, afirma Marcia Esteves, presidente ABAP.

Pyr Marcondes é um profissional com trajetória que reúne experiência como executivo, investidor, consultor e jornalista. Foi autor do livro comemorativo de 60 anos da ABAP e agora retorna à entidade com uma missão ainda mais ativa.

Sua atuação como consultor estratégico da ABAP será focada em três frentes principais:

  • Inteligência Artificial aplicada ao setor publicitário: orientação para que as agências compreendam o potencial real das tecnologias generativas no core da comunicação criativa.
  • Incentivo à inovação: apoio a projetos e iniciativas que promovam o desenvolvimento do setor publicitário e de marketing, com foco especial em tecnologias emergentes e modelos de negócio inovadores.
  • Formação em IA para profissionais da publicidade: criação de um curso proprietário da ABAP voltado para o desenvolvimento de talentos com fluência criativa e tecnológica.

“Poder contribuir para o desenvolvimento ainda maior de um setor como o de agências que, em verdade, é dínamo de toda a cadeia de valor de comunicação, publicidade e marketing, é muito importante para esta fase da minha jornada como profissional, empresário e consultor. Vejo um futuro com muitas oportunidades pela frente”, afirma Pyr.

Sua agência não é associada à ABAP? Clique aqui para se juntar à ABAP, fortalecer nosso ecossistema com muita criatividade e ter acesso a importantes benefícios para seu negócio.

E aproveite para assinar a nossa Newsletter semanal, a Conexão ABAP! Basta acessar clicando aqui.

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.