Home / CNI mostra confiança de empresários em 30 setores industriais

CNI mostra confiança de empresários em 30 setores industriais

Fonte: Money Times

24 de agosto de 2021

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) mostra que todos os 30 setores industriais pesquisados em agosto seguem confiantes no mercado.

Este é o quarto mês consecutivo de confiança disseminada entre os empresários, em que o Icei permaneceu acima de 50 pontos.

Os resultados setoriais da pesquisa foram divulgados hoje (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No último dia 11, a entidade já havia publicado os dados gerais de agosto, em que o Icei cresceu 1,2 ponto em comparação com julho, chegando a 63,2.

Os indicadores do Icei variam de 0 a 100 pontos.

Quando estão acima dos 50 mostram que os empresários estão confiantes. Valores abaixo de 50  pontos indicam falta de confiança do empresário.

Assim, os setores mais confiantes na economia são máquinas e equipamentos (66,6); químicos (65,9), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (65,1) e produtos de metal (65).

Já os setores menos confiantes são bebidas (56,8); obras de infraestrutura (58,3); serviços especializados para a construção (58,5); outros equipamentos de transporte (58,8); e manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (60,2).

Variação

Em agosto, a confiança cresceu em 21 dos 30 setores da indústria analisados, não variou em dois deles e recuou nos demais setores.

No entanto, mesmo onde ocorreu queda, a confiança do setor continua elevada, acima dos 50 pontos.

A CNI destaca que em seis dos sete setores em que houve diminuição da confiança a queda foi menor que um ponto. São eles: produtos de madeira; impressão e reprodução de gravações; biocombustíveis; produtos de material plástico; equipamentos de informática, produtos eletrônicos e outros; e outros equipamentos de transporte.

O único setor que registrou queda de confiança mais intensa foi a indústria da manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, cujo índice recuou 3,7 pontos, chegando a 60,2.

A pesquisa da CNI consultou 2.383 empresas entre 2 e 11 de agosto, sendo 949 pequenas empresas, 860 médias e 574 de grande porte.

Confira a matéria no Money Times.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Entidades da comunicação pedem aprovação imediata da MP que adia vigência da LGPD
Entidades do setor de comunicação, que enviaram manifesto ao relator da MP que adia a vigência da LGPD para 3 de maio de 2021, afirmam que apoiam a nova lei, mas que colocar a legislação em vigor sem antes instalar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados pode trazer insegurança jurídica para as empresas. A ABAP […]
Presidente eleito da ABAP-Rio fala sobre expectativas para o biênio 2021-2023 (áudio)
O presidente eleito da ABAP-Rio, Gustavo Bastos, falou sobre os projetos para mobilizar e ajudar o mercado diante dos desafios desse novo biênio: “Vai ser um momento de dar continuidade às pontes que estamos construindo”. Ouça na coluna Comunicação e Negócios, da ABAP-Rio, na BandNews FM Rio. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail