Home / Banco de Talentos ABAP: diversidade e inclusão de novos talentos
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Banco de Talentos ABAP: diversidade e inclusão de novos talentos

Fonte: Simbiose Conteúdo, com ABAP

13 de outubro de 2025

Card em azul e letras brancas e laranja chama para o Banco de Talentos ABAP

Contribuir com o presente e o futuro das agências de publicidade no Brasil e, consequentemente, fortalecer o nosso ecossistema de comunicação. Com este objetivo, a ABAP –  Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário lança o Banco de Talentos ABAP.  E mais do que cadastrar estudantes para entrarem no mercado, a iniciativa nasce com o propósito de incentivar a diversidade e a inclusão e, também, dar visibilidade a jovens de grupos em situação vulnerável.

“A diversidade é um motor de criatividade, e a publicidade só tem a ganhar quando abre espaço para novos olhares. O Banco de Talentos nasce para aproximar jovens profissionais de diferentes origens das agências, criando oportunidades reais e ajudando a formar uma nova geração de criadores e estrategistas que refletem o Brasil em toda a sua pluralidade. Convidamos as universidades a se unirem como parceiras nessa jornada e as agências a utilizarem o Banco como fonte de novos talentos, fortalecendo juntas um mercado mais inclusivo e representativo”, afirma a Diretora Executiva da ABAP, Mariana Panhoni.

A nova ação da ABAP ganhou a parceria de quem compartilha os mesmos objetivos: Wieden+Kennedy, com o programa Kennedy’s, Artplan e Grupo Dreamers, com o programa Futuros Sonhadores. Com essas parcerias, amplia-se o alcance da iniciativa, pois os jovens egressos desses programas serão cadastrados no Banco de Talentos ABAP.

Como funciona o Banco de Talentos ABAP?

  • Para os talentos: Não é uma vaga específica, mas uma oportunidade para que os perfis sejam disponibilizados para as agências associadas à ABAP de todo o Brasil. A proposta vale não somente para ensino superior, mas também ensino técnico e cursos de capacitação para o mercado publicitário.

 

 

  • Para as agências: Em breve, cada agência poderá ter um perfil de Recrutador na plataforma, para acessar todos os candidatos. Com isso, poderá filtrar conforme as suas necessidades e seu processo seletivo. 

Podemos transformar o ecossistema para que ele seja mais acolhedor, diverso e potente! Vamos juntos!

Fique em dia com as novidades do mercado publicitário! Assine a nossa newsletter semanal, a Conexão ABAP! Acesse aqui.

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.