Home / Chefe da Indústria da UE insta Big Techs a seguir novas regras de conteúdo online

Chefe da Indústria da UE insta Big Techs a seguir novas regras de conteúdo online

Fonte: Uol

24 de agosto de 2023

Google, da Alphabet, Meta ,Microsoft , Twitter, TikTok e outros gigantes da tecnologia deveriam obedecer as regras de conteúdo online da União Europeia que se aplicam a eles para restaurar a confiança e a segurança de suas plataformas, disse o chefe da indústria da UE, Thierry Breton, nesta quarta-feira.

As regras conhecidas como Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês) exigem que as empresas façam gestão de riscos, realizem auditorias externas e independentes, compartilhem dados com autoridades e pesquisadores e adotem um código de conduta.

As obrigações para as empresas, que também incluem booking.com , Pinterest , Snap Inc’s Snapchat, Wikipédia, Zalando e AliExpress, do Alibaba, são mais onerosas porque elas têm mais de 45 milhões de usuários.

As companhias têm até sexta-feira para fornecer a sua primeira avaliação de risco anual à Comissão Europeia.

“Cumprir o DSA não é um castigo, é uma oportunidade para essas plataformas online reforçarem o valor da sua marca e a reputação como um site confiável”, disse Breton num comunicado.

“A proteção das crianças será uma imposição prioritária, assim como o combate à desinformação, incluindo a propaganda pró-Rússia, em particular quando estamos a entrar num período de eleições na Europa”, disse ele.

A legislação também obriga as empresas a serem mais transparentes nos seus processos algorítmicos, bots e anúncios direcionados que amplificam o conteúdo e a fazerem mais para combater os produtos ilegais e inseguros vendidos em suas plataformas.

Breton, que poderá aplicar multas de até 6% do faturamento global de uma empresa em caso de violações, disse que não hesitará em agir.

“Meus serviços e eu aplicaremos minuciosamente o DSA e usaremos plenamente nossos novos poderes para investigar e sancionar plataformas quando justificado”, disse ele. 

Confira matéria no Uol

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Metade dos planos de mídia tem táticas e execuções insuficientes, aponta Nielsen
Divulgado nesta terça-feira (23) pela Nielsen, a primeira edição do Report ROI mostrou que metade dos profissionais de marketing não investe o suficiente para obter o ROI máximo de cada canal. O informe global apresenta dados com o objetivo de auxiliar nos insights sobre o que impulsiona o retorno dos gastos com anúncios, como medir […]
Queda dos investimentos em TV aberta reflete transformação nos usos das mídias
Divulgado na semana passada, o ranking de investimentos em mídia do Cenp-Meios mostrou o que muitos já imaginavam: a internet ganhou terreno em 2021, movimentando R$ 6,6 bilhões enquanto a TV aberta ficou com R$ 8,9 bilhões em investimentos das agências no ano passado. Considerando que, de lá até o ano passado, houve uma pandemia, a TV […]

Receba a newsletter no seu e-mail