Home / Varejistas ainda não aproveitam potencial do retail media

Varejistas ainda não aproveitam potencial do retail media

Fonte: Meio e Mensagem

14 de junho de 2023

Embora reconheçam o retail media como algo importante para seus negócios, os varejistas ainda não conseguindo explorar esse canal de publicidade em todo seu potencial.

Essa é uma das conclusões apontadas pela nova pesquisa divulgada pela Epsilon, empresa de tecnologia para publicidade e marketing. Sob condução da Phronesis Partners, o estudo entrevistou 689 pequenas e grandes marcas de varejo, de 12 diferentes países, entre os meses de janeiro e março deste ano.

A ideia era compreender a percepção dessas empresas acerca do retail media e de como elas já vêm elaborando estratégias em torno desse segmento.

Retail media e a dificuldade da fragmentação

Um dos pontos trazidos pelo estudo destaca que os varejistas julgam que a fragmentação de plataformas e ferramentas de retail media acaba prejudicando a percepção dos consumidores e não gerando bons resultados.

De acordo com a Epsilon, os respondentes identificaram a segmentação inconsistente e relatórios com discrepâncias entre os diversos canais como as principais razões da ineficácia do retail media.

E, sobre esse aspecto, 64% dos entrevistados admitirem que as redes de retail media que contam com diversos fornecedores de tecnologia acabam gerando impacto negativo no consumidor final.

Retail media: o que aos varejistas já estão fazendo?

Ainda em relação aos varejistas, o estudo também mapeou que são poucas as empresas que estão conseguindo aproveitar o retail media em todo seu potencial.

Entre os entrevistados, somente 37% dizem utilizar off-site pra suas estratégias de monetização em retail media. Já 42% das empresas avaliadas identificaram que a segmentação de audiência é a principal barreira para a adoção de estratégias off-site.

O estudo mostrou também que as empresas de varejo estão preocupadas com a experiência dos usuários em relação a interação com os anúncios publicitários.

Para 76% dos entrevistados, a experiencia publicitária é o aspecto mis importante do retail media pra suas empresas. Já pra 75%, o ponto mais importante é a quantidade de inventário disponível.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Márcia Esteves encerra primeiro dia do NM2B 2023 falando sobre a era do propósito na publicidade
A importância da construção das marcas é o que Márcia Esteves, CEO e sócia da Lew’Lara\TBWA e presidente da ABAP, abordou no NM2B 2023. Para explicar isso, Márcia conta como funcionam as eras durante a história, iniciando pela a era da educação, onde os anúncios vinham para ensinar a funcionalidade dos produtos. A era da […]
Novo texto do PL das Fake News pode sair em duas semanas
Comissão de parlamentares criada para elaborar o texto do projeto das Fake News na Câmara dos Deputados está recebendo sugestões e a previsão é de que em duas semanas um substitutivo do PL seja apresentado.Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail